Moovit - operação da CBTU BH durante o Carnaval

Campanha estimula respeito aos assentos preferenciais no metrô

June 12, 2017

    A CBTU Belo Horizonte recebeu na quinta (8/6) mais uma nova etapa da campanha para estimular o uso adequado dos assentos preferenciais no metrô. Entre uma viagem e outra, alunas escola de Enfermagem UFMG apelaram para o bom humor para falar do comportamento das pessoas no uso do transporte público.

    Com o slogan “Ei Psiu, não vale fingir que dormiu”, a campanha buscou orientar a população sobre a importância do respeito ao direito de quem mais precisa dos assentos preferenciais, bem como do estimular ao uso da gentileza como prática no convívio entre os quase 215 mil usuários que utilizam o sistema diariamente.

    Ação prévia – A primeira parte da ação realizada em 6 de junho teve como propósito despertar a consciência e o respeito quanto à importância de ceder os assentos preferenciais, em respeito à Lei e às pessoas que dela dependem.

    Para a técnica em enfermagem Laudênia Cândido, a ação educativa cumpre importante papel na mudança de comportamento habitual. “A falta da consciência do outro é o que leva as pessoas a agirem de modo automático. Essa ação educativa é essencial para construirmos uma sociedade melhor no futuro. Eu tenho dois filhos e os educo, diariamente, para cederem o assento para mulheres ou pessoas com necessidades especiais independentemente da idade deles. Creio que esse habito fará com que eles começam a enxergar a vida com um olhar diferente”, conta.

    Identificação adequada: Destinados a idosos, pessoas com deficiência, obesos, gestantes e mães com crianças de colo, os assentos preferencias estão presentes em todas as composições do metrô e totalizam cerca de 1240 lugares na composição geral da frota, composta de 35 trens. Embora a lei federal preconize uma reserva de até 10% do total geral de assentos preferenciais, a CBTU Belo Horizonte optou por reservar um espaço ainda maior. No metrô, o número de assentos prioritários passa de 12% do total. Para facilitar a identificação, os espaços são pintados com cores diferenciadas e sinalizados por placas indicativas.

    A CBTU-BH realiza, sistematicamente, campanhas educativas com material impresso e divulgação nos perfis da empresa nas redes sociais, para estimular a boa convivência e o respeito entre os passageiros do sistema. A proposta é dialogar com a população para que esta passe a adotar pequenos gestos que contribuam para a boa fluidez dos serviços e bem-estar de todos.

    Compartilhe agora com seus amigos

    Disponível no Google Play
    Baixar na app store

    Previous