Moovit - Brasília

Cartões +Especial desatualizados começaram a ser suspensos

May 22, 2018

    O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) iniciou o processo de suspensão de cerca de 36.400 cartões +Especial, benefício que garante gratuidade no transporte público às pessoas com deficiência (PcD).

    Existem 64.224 cartões +Especial ativos no Distrito Federal e somente 27.828 beneficiários fizeram o recadastramento obrigatório. O processo de atualização cadastral foi iniciado em novembro de 2017 e estendido por duas vezes até a última sexta-feira (18/05), quando começaram as suspensões do benefício de quem não fez a atualização dos dados por meio do site passelivrepcd.df.gov.br

    “A medida é necessária para adequar os cadastros à biometria facial e ajudará a coibir fraudes no sistema”, garante o Diretor-Geral do DFTrans, Marcos Tadeu de Andrade. De acordo com Marcos Tadeu, a economia para o governo é de cerca de R$ 5 milhões por mês.

    O usuário suspenso que apresentar a documentação exigida e tiver o cadastro aprovado terá o cartão reativado em até 20 dias úteis, conforme portaria n° 5 de 24 de fevereiro de 2016. Já quem quiser ter acesso ao benefício pela primeira vez pode se cadastrar a qualquer momento por meio do site passelivrepcd.df.gov.br.

    O DFTrans esclarece que os usuários que passarem o cartão pelo validador do ônibus e visualizarem a mensagem “saldo insuficiente” devem realizar a atualização cadastral.

    Em caso de dúvidas, o cidadão pode ir ao posto de atendimento na estação do metrô da 112 Sul. Também pode acessar o site do DFTrans, no link serviços/ouvidoria, ligar no 156, para receber informações, ou ligar no 162, para registar manifestação na ouvidoria.

    O atendimento presencial de ouvidoria poderá ser acessado na Plataforma F da Rodoviária do Plano Piloto, ao lado da Administração.

     

    Serviço

    Atualização cadastral do cartão +Especial para pessoas com deficiência

    Pelo site passelivrepcd.df.gov.br

    Documentação necessária: laudo médico,  RG,  CPF, comprovante de renda, comprovante de residência e foto 3×4.

    Posto de atendimento na Estação de metrô 112 Sul

    De segunda a quinta-feira, das 8 às 18 horas

    Sexta-feira, das 8 às 17 horas

    Fonte: DFTrans

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous