De Bogotá vamos para Murcia, uma cidade no sudeste da Espanha, para conhecer a história dos Embaixadores da Comunidade Daniel e Sebastian. O projeto começou em agosto do ano passado quando Daniel estava procurando por um aplicativo sobre o transporte público e encontrou o Moovit, mas percebeu que o serviço não cobria a sua cidade. Passados apenas dois meses, Daniel já havia mapeado todas as linhas da cidade e Murcia foi lançada no App. Alguns meses depois, como resultado da dedicação do Daniel, a equipe do Moovit o convidou para se tornar Embaixador de Murcia. Daniel vai começar seus estudos na faculdade em breve, e também curte andar de bicicleta, cartografia e música. O que mais impressiona é que o Daniel quase não anda de ônibus, mas se importa em contribuir para ajudar os demais.
Pouco depois de Murcia ser lançada no aplicativo, Sebastian, que curte fotografia e tirar fotos de lugares bonitos da cidade, se juntou ao time e começou a colaborar de forma bastante ativa. Pedimos a ele que descrevesse algumas das suas conquistas até o momento e ele retornou dizendo que “Sem dúvidas, a maior conquista é levar as informações até as pessoas, levando em conta a precariedade das informações sobre o transporte público que estão disponíveis em Murcia. É impressionante como cada pessoa pode contribuir fazendo a sua parte.”
Daniel e Sebastian passaram a colaborar em conjunto de forma excepcional. Eles usam o mural da Comunidade para trocar ideias, compartilham o conhecimento que cada um tem da cidade e debatem a expansão da cobertura do serviço. A dinâmica foi tão boa que o Daniel resolveu compartilhar com o Sebastian o papel de Embaixador. A perfeita parceria entre os dois mostra que nada vai para-los. Sebastian explica que desde que foi apontado também como Embaixador, “meu comprometimento com a Comunidade só cresceu… você de repente percebe o quanto você conhece sobre o transporte público da sua cidade, e o quão útil este conhecimento pode ser para outras pessoas que usam o ônibus, trem ou o bonde diariamente.”
Perguntamos aos dois quais os próximos passos e, segundo Daniel, “no momento estamos mapeando a cidade de Cartagena (ao sul de Murcia) para lança-la no aplicativo.” Daniel complementou dizendo que “nosso plano é ter todas as linhas regionais mapeadas, o que significa cobrir uma área de 11.300 km2 e uma população de 1.400.000 pessoas.” Isso será uma conquista muito importante não só para o Daniel e o Sebastian, mas para toda a região de Murcia!
Neste mês estamos felizes em lhes apresentar o Fabio, original de Bogotá (Colômbia). Ele está cursando o último ano de Matemática e além disso trabalha ensinando alunos que tem dificuldades com a disciplina de Cálculo. Temos certeza que sua experiência ensinando lhe trouxe as habilidades necessárias para guiar toda a Comunidade da sua cidade. A jornada do Fabio na Comunidade do Moovit começou 6 meses atrás. Inicialmente ele escreveu para a equipe de suporte do aplicativo para informar sobre algumas informações que poderiam ser melhoradas. Ele diz, “A equipe me respondeu com um convite para que eu me juntasse ao grupo. Em pouco tempo eu já estava editando e melhorando os dados por conta própria.” A descrição do Fabio sobre as suas contribuições não fazem justiça a realidade! Nos últimos 6 meses ele contribuiu para a melhoria de mais de 250 linhas do sistema de transportes de Bogotá.
As contribuições do Fabio para a Comunidade local vão muito além de mapear. Perguntamos a ele o que ele considera ter sido a sua maior conquista desde a entrada no grupo e ele respondeu, “Sem dúvidas, a maior das conquistas foi conseguir expandir a Comunidade.” Esse crescimento é uma consequência direta da atuação do Fabio; uma vez que ele foi nomeado Embaixador da Comunidade, suas habilidades como instrutor e mentor ficaram evidentes e ele passou a oferecer imenso suporte aos demais editores do projeto, de diferentes formas. Ele passou a oferecer sessões semanais de treinamento por vídeo e a acolher os novos membros com mensagens pessoais, encorajando todos os novos membros a participarem e colaborarem ativamente. Na Comunidade de Bogotá, nenhuma pergunta fica sem resposta! Fabio nos conta que “Hoje já somos um grupo de algumas pessoas que mapeiam frequentemente. Isso me dá a certeza que tudo valeu a pena.” A habilidade natural do Fabio de guiar os demais está bem clara quando ele diz: “Quero que os membros da Comunidade saibam que poderão contar comigo para ajuda-los com cada edição.”
Como próximo passo, o Fabio está agora planejando encontros com os demais editores da cidade, para encoraja-los a se engajar. Ele explicou suas motivações, “Ser um editor é mais do que ser um voluntário, é uma oportunidade de melhorar a sociedade onde você vive.” E foi além, “Minha dica para os novos membros da Comunidade é que mesmo com apenas 5 minutos por semana de contribuição para o projeto, vocês estarão fazendo uma grande diferença para alguém.” Mesmo com a tremenda contribuição que tem feito, ele comenta que há muito a fazer para melhorar as informações e é exatamente isso que ele faz quando não está lendo, passeando com os amigos ou andando de bicicleta pela cidade. Por fim, ele conclui dizendo que “a Comunidade em Bogotá será um grande sucesso pois juntos poderemos evoluir ainda mais rápido”, e a gente concorda. Graças ao Fabio, a população de 9,6 milhões de pessoas da região metropolitana tem acesso à informação de qualidade sobre o transporte público da cidade. É esse o espírito, Fabio!
No dia 15 de janeiro deste ano, os editores da Comunidade Brasileira foram merecidamente reconhecidos e homenageados por suas contribuições à sociedade de Porto Alegre pelo prefeito da cidade. A 4ª região metropolitana mais populosa do Brasil tem se beneficiado dos esforços da Comunidade do Moovit desde março de 2014, quando os editores da Comunidade se encarregaram de obter os dados oficiais da cidade e atualizá-los.
A Comunidade de Porto Alegre, que conta com alguns top editores como o Cristiano, o Fabrizio e o Daniel, dentre outros, desde então decidiram mapear 14 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Esta incrível conquista é um recorde para qualquer projeto da Comunidade e significa que 4,5 milhões de habitantes da região metropolitana podem se beneficiar com informações atualizadas sobre o transporte. O Moovit se esforça para homenagear as contribuições valiosas dos seus editores, mas o reconhecimento da mais alta ordem – do prefeito da cidade – é uma nova realização! Nas palavras do Cristiano, sobre a ocasião: “A maior homenagem que uma comunidade de voluntários pode receber é ter reconhecido seu esforço e dedicação por toda uma cidade, representada naqueles que foram eleitos para a tarefa de liderar o zelo por ela. É confirmar a importância de nosso trabalho em Comunidade, e a relevância que ele tem para toda a população de uma cidade.”
Yoav Roth, o Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios do Moovit, representou a Comunidade no dia e depois disse: “Fiquei comovido e muito orgulhoso em nome da Comunidade, por todos os surpreendentes esforços”.
Durante os últimos meses, graças à maravilhosa assistência da Comunidade, fomos capazes de levar o Moovit à megalópole de Mumbai, na Índia. Com mais de 21 milhões de habitantes, é uma das cidades mais populosas do mundo. Dois voluntários, em particular, destacam-se por suas contribuições, Chirag e Shashank, que durante os últimos meses estiveram ocupados mapeando as redes de transporte público de Mumbai, o que se converteu no primeiro lançamento de uma cidade indiana graças à Comunidade.
Chirag respondeu uma chamada da Equipe da Comunidade para ajudar com o mapeamento da cidade. Ele foi além dos pedidos de ajuda e até mapeou as 48 variações de rotas ferroviárias do centro da cidade. Chirag liderou a missão da Comunidade: “Desejo e espero que este aplicativo esteja disponível a milhões de pessoas que viajam ao trabalho e voltam para casa, passando de 2 a 3 horas do dia no trânsito”, nos disse com entusiasmo. Felizmente, Chirag não está sozinho nessa missão já que, pouco tempo depois, entrou na Comunidade um novo editor, o Shashank, que se juntou à Comunidade de Mumbai e usou seu conhecimento local para editar e aperfeiçoar os dados do transporte público da cidade.
Em outubro do ano passado, o Moovit lançou a primeira cidade indiana no aplicativo, Bangalore, e não demorou muito tempo até que a Comunidade começasse a contribuir em aperfeiçoar as informações. Arjun, um estudante do primeiro ano de Tecnologia da P.E.S University, rapidamente começou a compartilhar seu conhecimento local das linhas com os demais. Arjun nos contou um pouco sobre a sua experiência na Comunidade: “Conheci o Moovit graças a um amigo e já que sabia muito sobre BMTC (a principal agência de transporte de Bangalore)… Eu adoro a forma inovadora como o Moovit está utilizando os dados da cidade, e entendi que essa é a plataforma certa para ajudar os outros”. Arjun continua adicionando e editando informações sobre o transporte público da cidade e incentiva todos a se unir à sua missão. Altruísta, ele afirma: “Qualquer pessoa na Comunidade pode me abordar pedindo ajuda”.
Nas grandes cidades da Índia, milhões de usuários do transporte público enfrentam longos períodos de espera, incertezas e condições difíceis. Esperamos que com a ajuda de pessoas altruístas como Chirag, Shaskhank e Arjun, seremos capazes de levar o serviço do aplicativo a muitas outras cidades da Índia, beneficiando ainda mais pessoas.
Em fevereiro de 2015, a Equipe do Moovit conseguiu reunir informações suficientes para lançar o serviço na 6a cidade mais populosa da União Europeia: Bucareste. Os dados se tornaram acessíveis para os usuários do aplicativo da cidade e eles reagiram com entusiasmo, arregaçando as mangas para aperfeiçoar as informações. Um mês após o lançamento de Bucareste, Cosmin, editor da Comunidade, mapeou sua cidade-natal, Arad, seguido por Darius que adicionou Cluj-Napoca, e as cidades continuaram fluindo. Mihaela, Embaixadora da Comunidade que vive em Bucareste, também tem sido indispensável no lançamento de novas cidades romenas no aplicativo, contribuindo para a excelência da Comunidade. Graças aos eforços coletivos desse grupo, nesses 14 meses desde a criação da Comunidade Romena, em média, uma nova cidade foi lançada por mês.
A missão de trazer melhores informações sobre o transporte coletivo ao país tem sido conduzida por um grupo de líderes determinados, os Embaixadores Mihalea, Dee e Bogdan, que nunca são desencorajados pelos desafios. Junto com alguns dos outros incríveis contribuidores assíduos do país, eles decidem em conjunto qual cidade é a próxima no radar e em seguida se mobilizam para mapeá-la. Eles estão cadastrando primeiro as capitais dos 41 condados e, depois, investirão na expansão da cobertura por todo o país. Cada um desses editores tem uma variedade de razões próprias para se tornar uma parte tão importante da Comunidade Romena, mas eles estão todos alinhados no aspecto altruísta desse voluntariado como expressado pela Mihaela: “Estou feliz por ajudar as pessoas”.
O grupo promove a transparência de informações em todo o setor nacional de transporte público e tem presença em fóruns e grupos online. O espírito de comunidade no país não se limita ao mapeamento: a Comunidade conta com o seu próprio tradutor voluntário oficial, o Razvan, que estuda em Bucareste e se dedica a localizar as cruciais mensagens escritas vindas da Equipe do Moovit. Graças aos seus esforços, a Comunidade criou, até agora, melhores informações sobre transporte para os 4,9 milhões de habitantes do país e este número não para de crescer. Isso é digno de comemoração!
Recentemente celebramos o lançamento da 100ª cidade mapeada graças à Comunidade. É claro que queremos compartilhar com vocês os detalhes deste projeto tão especial. Durante o verão, o Moovit iniciou este projeto pioneiro na Comunidade junto com o Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey em Puebla, no México. Mais de 40 alunos se inscreveram voluntariamente no curso “Reconstruindo a Cidadania” da Universidade, que integra o programa de mapeamento do sistema de transporte público de Puebla com o objetivo de aumentar a participação do cidadão na comunidade local. Os alunos realizaram com sucesso o mapeamento da rede de transporte público de Puebla em apenas dois meses.
A Universidade ficou particularmente entusiasmada com a incorporação deste projeto de mapeamento dentro do curso “Reconstruindo a Cidadania” já que, até então, não existiam dados oficiais de trânsito disponíveis para os usuários no México. Desta forma, graças ao programa, os voluntários da Universidade proporcionaram um acesso único à informação a todos os usuários do transporte público.
Este programa ofereceu aos alunos a possibilidade de escolher dentre vários papéis, tais como líderes de projeto ou colaboradores. A posíção de líder do projeto foi assumida por Brenda Plata, que estuda Desenho Industrial. Ela mostrou um interesse especial no Programa já que ela já havia tentado antes encontrar uma maneira de exibir a informação do transporte público para as rotas culturais de Puebla. Brenda mostrou uma paixão incrível e como ela mesma disse “Durante anos eu estive interessada em mobilidade. Há uma evidente falta de acesso à informação em nossa cidade. Agora que estas informações de rota estão disponíveis, se beneficiarão tanto os habitantes de Puebla quanto os turistas e intercambistas”. Brenda foi a pessoa responsável por supervisionar todo o projeto, gerenciando a participação dos demais colaboradores e foi o ponto de contato entre os alunos e a Equipe Moovit.
Os coordenadores do projeto – Cristian Alcorhas, Rubirena Vasques, Joseline Jimenez e Victor Cuateco – também desempenharam papéis fundamentais no Programa. Para dar início a ele, os alunos tiveram que começar obtendo as informações oficiais do governo, o que não foi pouca coisa. Posteriormente, passaram a mapear todas as linhas da cidade, tanto as rotas oficiais quanto as não-oficiais. Cada participante mapeou, em média, quatro linhas e, em conjunto, a equipe incluiu cerca de 250 rotas da cidade. Daury, um dos alunos, se referiu à experiência da seguinte maneira: “Eu gostei muito do programa, porque eu conheci rotas e locais incríveis da cidade, e o mais importante: agora eu sei como chegar até eles”.
A Equipe Moovit ficou realmente impressionada com a dedicação dos alunos que participaram deste Programa. Brenda observou: “Foi impressionante ver tantos alunos envolvidos na melhora da mobilidade da cidade”. Graças ao sucesso deste programa em Puebla, a idéia agora é reproduzi-lo em outras cidades do México.
Se você tem alguma idéia para uma possível colaboração semelhante a este projeto de Puebla, adoraríamos ouvi-la. Envie um e-mail para community@moovitapp.com
Desta vez, entrevistamos um editor muito especial da comunidade, o Sinisa, que é engenheiro de computação na charmosa Zagreb, capital da Croácia. O Sinisa passou alguns dias em Israel a trabalho, em dezembro do ano passado, quando ele utilizou o Moovit pela primeira vez para se locomover pelo país. Quando ele regressou à Croácia, estava ansioso para ver como o aplicativo funcionava em Zagreb mas, infelizmente, o serviço ainda não estava disponível. Sinisa tomou para si a missão de cadastrar as linhas do sistema de transportes da cidade para lançá-las no aplicativo. Sobre a experiência, ele conta: “Foi divertido, eu aprendi muito e vi uma oportunidade para ajudar outros croatas a ajudarem a si mesmos!”.
Sobre a plataforma do Editor da Comunidade, o Sinisa diz: “A interface é intuitiva e melhorias são feitas com frequência; o que torna tudo mais simples para o mapeamento dos dados”. Quando estava cadastrando as rotas de bonde de Zagreb, Sinisa notou como o recurso do traçado automático é útil. No entanto, a simplicidade das ferramentas que ele usou para criar os dados de transporte não deve, de forma alguma, minimizar suas excepcionais conquistas pessoais! O Sinisa, em uma só tacada, mapeou 409 rotas da sua cidade com incrível zelo. No auge deste empreendimento, ele criou 16 rotas completas em um só dia. O herói do transporte público de Zagreb obteve um benefício imprevisível ao mapear a cidade: “A oportunidade de conhecer partes da cidade que eu ainda não conhecia”. O Sinisa completou nos contando sobre uma das coisas que ele mais gostou na cidade: uma instalação em escala do sistema solar com os planetas espalhados por Zagreb, “É muito divertido encontrar todos eles”.
Sinisa sempre confere se o aplicativo está atualizado e observa que na época em que ele morou no coração da cidade por 12 anos, “o Moovit teria ajudado muito!”. Graças aos incríveis esforços do Sinisa, a cidade de Zagreb foi lançada no aplicativo no final de fevereiro deste ano e os 790.000 habitantes da cidade potencialmente podem se beneficiar do serviço. Ele sabe que quanto mais e mais pessoas começarem a usar o aplicativo, os dados da cidade podem ser aperfeiçoados ainda mais com o feedback dos usuários sobre as rotas locais. Desde o lançamento em Zagreb, o Sinisa, Embaixador da Comunidade, tem estado ocupado tentando reunir informações sobre o transporte público de Split (na bela região da Dalmácia e a segunda maior cidade na Croácia) e até da capital da Bósnia e Herzegovina, Sarajevo. Nossos profundos agradecimentos ao Sinisa por tomar esta iniciativa e ajudar muitas outras pessoas da região.
O nosso primeiro holofote aponta para o Riccardo, que estuda Administração na Universidade de Bérgamo, não muito longe da sua cidade natal, Milão, no norte da Itália. O Riccardo se interessa por economia, mas revela: “O transporte público sempre foi a minha grande paixão; além do mais, eu gosto de ajudar as pessoas quando posso.” Foi por isso que a sua atenção se voltou para o Moovit. “Eu descobri o Moovit em 2013 porque era o único aplicativo para transporte público na minha área. Comecei a usá-lo todos os dias, mas só descobri a Comunidade em julho de 2015 quando conheci o Giacomo, que me informou sobre o Editor.” (Giacomo é Gerente de Operações e da Comunidade do Moovit na Itália) Riccardo se interessou e imediatamente começou a mapear linhas que ainda não existiam no aplicativo. Sobre essa experiência, ele diz: “É muito divertido fazer parte desta Comunidade! Eu acho que o Editor é uma ferramenta essencial para acompanhar o aplicativo. Cada um, com suas próprias experiências e no seu próprio ritmo, pode contribuir. Continuo a ajudar na Comunidade, porque sei que estou fazendo algo útil para mim e para as outras pessoas que usam o transporte público na Itália todos os dias”.
O Riccardo é modesto a respeito das suas conquistas, mas desde que entrou para a Comunidade, ele já contribuiu com quase 200.000 edições e participa em mais de 10 cidades em toda a Itália. Sobre essa tremenda experiência ele conta: “Qualquer um que esteja interessado em ajudar os outros e conheça um pouco a sua cidade pode participar.” A dedicação do Riccardo não se limita ao mapeamento, ele se encontra com o Giacomo com frequência para discutir como melhorar os dados no aplicativo. “É muito legal compartilhar meus interesses pessoais com outras pessoas e considero minha amizade com o Giacomo a melhor parte de se tornar um membro da Comunidade!”
A história do Moovit em Milão tem sido frutífera e não só o Riccardo tem sido uma parte essencial do serviço na cidade mas ele também se beneficia com isso. Ele analisa o aplicativo na cidade: “Minhas viagens são com certeza melhores com o Moovit. Reduzi meu tempo de viagem porque descobri ótimas rotas alternativas que não conhecia antes.”
Enviamos um grande abraço ao Riccardo pelo comprometimento contínuo e por muitos outros anos de amizade!
Conheçam o Nicolas, um arquiteto de 28 anos que vive em Saint-Étienne, uma cidade a 50 km ao sudoeste de Lyon, na França. O Nicolas, que tem sido um conselheiro local na sua cidade pelos últimos 2 anos, descreve a maneira como ele encara a vida: “passo a maior parte do meu tempo livre tentando melhorar o ambiente de vida das pessoas e imaginando viver num mundo mais conectado”. Antes do Nicolas estabelecer o serviço do Moovit na cidade, ele se queixou do incômodo de usar um aplicativo para os ônibus, outros para bicicletas e um site para informações sobre os trens locais. Em vez de continuar reclamando sobre a falta de informações intermodais, o Nicolas decidiu agir e começou a cadastrar todos os dados de Saint-Étienne.
Ele baixou o aplicativo e, como ainda não havia cobertura na cidade, entendeu que deveria mapear as rotas do transporte público da sua cidade por conta própria. O comprometimento valeu a pena e desde que ele se juntou à Comunidade em dezembro do ano passado, Nicolas adicionou mais de 530 viagens e lançou o Moovit na sua cidade. Ele descreve a experiência: “vale muito a pena e tenho orgulho em contribuir”. O Nicolas explicou o que o manteve motivado e focado neste desafio: “a coisa mais importante para mim foi ter sempre alguém com quem contar da Equipe Moovit para responder as minhas mensagens”.
Não satisfeito em completar a sua cidade, o Nicolas pediu para mapear o departamento de Loire, no qual Saint-Étienne está situada e, atualmente, está ocupado mapeando o município de Roanne. Quando falou sobre os seus planos de expansão, o Nicolas disse: “Estou atuando para expandir o serviço e cobrir uma maior área do meu distrito”.
É com grande prazer que parabenizamos e saudamos o Nicolas pela poderosa realização da sua filosofia de melhorar o ambiente ao seu redor. Graças a ele, cerca de 500.000 pessoas da região metropolitana podem agora viajar sem problemas em qualquer modalidade de transporte público que desejarem através do Moovit.
Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para lhes apresentar dois editores muito especiais da Comunidade na Grécia. Konstantinos é um estudante da Universidade de Ioannina, uma das maiores cidades da Grécia, e Akis é um colaborador apaixonado por Atenas.
Quando perguntamos ao Konstantinos como ele acabou se envolvendo com a Comunidade, ele nos disse: “Eu vi que o Moovit oferecia informações muito boas sobre o transporte público em outros lugares e que era algo do qual a minha cidade precisava muito. Vi a oportunidade de ajudar a trazer o Moovit para a minha cidade e comecei a mapear”. Akis entrou para a Comunidade do Moovit por motivos diferentes mas ainda assim válidos: “Eu queria falar com outros usuários do aplicativo e debater a melhora dos dados”, assim que entrou em agosto de 2015.
Konstantinos e Akis se tornaram colaboradores extremamente ativos. Ambos entram no Editor da Comunidade do Moovit diariamente para inserir informações. Quando perguntamos ao Akis o que o inspira para viver esta experiência tão intensamente, ele nos responde: “Eu contato a Equipe do Moovit para comunicar a maioria das alterações que quero fazer. Converso com o Gerente da Comunidade grega diariamente e eu particularmente gosto de ter a chance de corrigir os horários”. Konstantinos tem uma abordagem única e eficaz à Comunidade: “Como sempre estou utilizando o transporte público, se descubro algum problema no aplicativo, eu anoto e logo quando tenho uma oportunidade entro no editor e realizo a correção”.
Akis e Konstantinos vêm de diferentes extremos da Grécia, mas o entendimento da missão da Comunidade que os dois possuem é o mesmo. Quando perguntamos a Konstantinos sobre o motivo de participar na Comunidade, ele explicou: “É importante colaborar, manter em mente que estamos fazendo isto para o benefício da nossa cidade. Você não está ajudando só a si mesmo, mas também beneficiando todos à sua volta”. Akis destacou outro aspecto da Comunidade, quando descreveu sua comunicação com outros editores e com a Equipe dizendo que “Todos têm uma energia tão positiva quando estamos falando sobre melhorias, que é muito importante para mim seguir contribuindo”.
Quando Konstantinos completou o mapeamento da cidade, nos contou que o seu maior orgulho foi ao ver a frase “Estamos muito contentes por lançar o Moovit em Ioannina na Play Store”. Gostaríamos de parabenizá-lo pelo seu enorme esforço em lançar a cidade no aplicativo, que conta com mais de 120 viagens e, graças a ele, mais de 100.000 pessoas agora têm acesso a esse serviço. Desde que Akis se juntou à Comunidade, ele já atualizou mais de dois terços das rotas da cidade, garantindo que os usuários do aplicativo em Atenas possam viajar com paz de espírito. Ambos os editores devem sentir orgulho por toda essa dedicação, não somente com a Comunidade, mas também pela contribuição à sociedade grega.