Back

COVID-19: Transporte na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Atualizado em: 05/06 às 22hrs.

Desde sábado (06/06), começou o plano de flexibilização das medidas de isolamento social no Estado do Rio de Janeiro. Neste artigo, você pode conferir informações atualizadas sobre cada meio de transporte.

De acordo com determinação das prefeituras e governos locais, o uso de máscara nos transportes públicos é obrigatório.

Saiba mais sobre o COVID-19 em coronavirus.saude.gov.br ou ligue para 160. Este artigo será atualizado conforme novas determinações entrarem em vigor.

Neste artigo você encontrará:

🚨 Restrição de Circulação
🚨 Restrições de Acesso: MetrôRio, SuperVia e CCR Barcas
🚨 SuperVia: Novo Momento
🚨 Operação no MetrôRio
🚨 Operação no BRT Rio
🚨 Lista dos Serviços Essenciais
🚨 Ônibus Intermunicipais
🚨 Restrição da Lotação
🚨 Plano para volta das atividades ❗

Restrição de Circulação

De acordo com determinação das prefeituras locais, há restrições totais de circulação de pessoas e veículos (lockdown) nas seguintes cidades e bairros:

  • Rio de Janeiro: Santa Cruz, Realengo, Guaratiba, Campo Grande, Bangu, Freguesia (Jacarepaguá) e Taquara (Jacarepaguá) na Zona Oeste; Tijuca – Praça Saens Pena, Grajaú, Cascadura, Madureira, Méier e Pavuna na Zona Norte.
  • Niterói (toda a cidade);
  • São Gonçalo (toda a cidade).

Não há informação de restrições totais de circulação nas demais cidades da Região Metropolitana; fique atento às instruções da prefeitura local.

 

Restrições de Acesso

Com o fim do decreto de isolamento social do Governo do Estado do Rio de Janeiro (GERJ) às 0h de 06/06/2020, não há mais restrições de acesso ao sistema metroferroviário e aquaviário operado por SuperVia, MetrôRio e CCR Barcas.

⛔ As estações da extensão Guapimirim da SuperVia continuam fechadas.

⚠ A operação da CCR Barcas será da seguinte forma:

Praça XV – Praça Arariboia
Entre 05:30h às 09h e 16h as 18h: intervalos de 30 minutos
Nos demais horários e aos sábados, domingos e feriados: 60 minutos

Praça XV – Paquetá
Todos os períodos: intervalos de até 3 horas (180 minutos)

Praça XV – Charitas e Praça XV – Cocotá
⛔ Operação se mantém suspensa.

 

SuperVia: Novo Momento

A partir de segunda-feira (08/06), os trens terão uma nova operação nos ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri. Você pode obter todos os detalhes em www.supervia.com.br/novomomento. O aplicativo Moovit já está atualizado com as novas mudanças.

 

MetrôRio

Devido a queda da demanda no sistema MetrôRio, alguns acessos das estações estão fechados. As linhas 1, 2 e 4 funcionam normalmente. O MetrôRio orienta aos passageiros que, se necessário usar o metrô, priorizem a recarga dos cartões Giro pelo aplicativo ou site da concessionária, ou então usem a opção de pagamento por aproximação com os cartões compatíveis (veja mais em metrorio.com.br/comopagar).

 

BRT Rio

De acordo com determinação da Prefeitura do Rio, o sistema não irá operar das 0h às 4h da manhã. Durante o dia, as seguintes estações estarão fechadas:

TransOeste TransCarioca TransOlímpica
⛔ General Olímpio ⛔ Praça do Bandolim ⛔ Catedral do Recreio
⛔ Cajueiros ⛔ Recanto das Palmeiras ⛔ Minha Praia
⛔ Vendas de Varanda ⛔ André Rocha
⛔ Embrapa ⛔ Pinto Teles
⛔ Dom Bosco ⛔ Vila Queiroz
⛔ Recanto das Garças ⛔ Marambaia
⛔ Guiomar Novaes ⛔ Vila Kosmos
⛔ Nova Barra ⛔ Praça do Carmo
⛔ Benvindo de Novaes ⛔ Ibiapina
⛔ Guignard ⛔ Santa Luzia
⛔ Gelson Fonseca ⛔ Cardoso de Moraes
⛔ Golfe Olímpico ⛔ Olaria
⛔ Américas Park ⛔ Guaporé
⛔ Bosque da Barra ⛔ Pedro Taques
⛔ Paulo Malta Rezende ⛔ Divina Providência
⛔ Arroio Pavuna

 

Novas linhas:

  • 31 – Vicente de Carvalho x Alvorada – Semidireto. Vai operar apenas nos horários de pico. Os intervalos serão menores do que o do serviço 30 (Galeão x Alvorada – Semidireto), que está suspenso;
  • 42E – Galeão x Santa Efigênia – Parador. Essa linha só funcionará nos dias úteis e vai atender as estações paradoras entre Galeão e Santa Efigênia;
  • 27 – Mato Alto x Salvador Allende – Parador;
  • 28 – Mato Alto x Alvorada – Semiexpresso. Será expresso até Salvador Allende e, a partir de lá, fará paradas em todas as estações abertas até o Terminal Alvorada.

Linhas suspensas:

  • 30 – Galeão x Alvorada – Semidireto;
  • 42 – Fundão x Divina Providência – Parador;
  • 53 – Sulacap x Alvorada – Expresso (apenas no entrepico, mantendo o funcionamento normal das 4h30 às 9h e das 16h às 23h. Durante o entrepico, haverá maior oferta da linha 51 – Vila Militar x Terminal Recreio – Parador);
  • 40 – Madureira x Alvorada – Expresso (apenas no entrepico, mantendo o funcionamento normal das 4h30 às 9h e das 16h às 23h. Durante o entrepico, haverá maior oferta da linha 35 – Madureira x Alvorada – Parador);
  • 13 – Mato Alto x Alvorada – Expresso;
  • 25 – Mato Alto x Alvorada – Parador.

 

Ônibus Intermunicipais

Com o fim do decreto de restrições do GERJ, as linhas intermunicipais estão autorizadas a operarem com restrições (confira no próximo tópico). Em alguns municípios há restrições locais que impedem a circulação dos ônibus intermunicipais.

Por decreto das prefeituras das cidades de Belford Roxo, Guapimirim, Magé, Petrópolis e Rio Bonito, todos os ônibus intermunicipais, vans, ônibus de turismo e fretados estão proibidos de entrar ou sair das cidades. Apenas veículos particulares estão liberados.

 

Restrição da Lotação

Ônibus Intermunicipais, embarcações e trens da SuperVia e MetrôRio:

A capacidade de lotação dos transportes estão limitadas em 50%.

ℹ A capacidade de lotação é o limite de passageiros dentro de um mesmo veículo ou trem. Ou seja, os ônibus intermunicipais (dentro da região metropolitana) só poderão circular com metade da capacidade de passageiros.

Ônibus Municipais (Rio):

Os ônibus só poderão circular com passageiros sentados. Está proibido viajar em pé nos ônibus. A frota poderá ser reduzida em 40% a critério do RioÔnibus (sindicato das empresas de ônibus municipais).

De acordo com a Prefeitura, o passe livre para idosos está limitado a 4 viagens por dia, para conter o deslocamento desnecessário.

Até o fechamento deste artigo, não encontramos definições sobre o transporte municipal nas demais cidades da região metropolitana.

 

Governo do Rio apresenta plano para volta das atividades

O Governo do Rio de Janeiro divulgou, no dia 20 de maio, no Palácio Guanabara, seu plano de flexibilização das medidas restritivas ao isolamento social, praticado com o objetivo de diminuir a velocidade de contaminação pelo novo coronavírus. A liberação do transporte intermunicipal faz parte do planejamento.

O “Pacto Social pela Saúde e pela Economia do Estado do Rio de Janeiro” segue o modelo utilizado no Rio Grande do Sul, a partir da adoção de bandeiras coloridas para definir a intensidade da flexibilização das atividades econômicas. A decisão será determinada levando em consideração a evolução da pandemia e a capacidade hospitalar ofertada.

As bandeiras serão nas cores Vermelha, Amarela e Verde. Os critérios para a definição das cores são: circulação de pessoas e veículos; economia; transporte coletivo; locais públicos de lazer e turismo; restaurantes, entre outros.

Assim, toda sexta-feira, o Governo apresentará um boletim que seguirá os padrões abaixo:

Bandeira Vermelha – quando a taxa de ocupação de leitos de UTI for superior a 90% Neste caso, a população deve manter as restrições já definidas, de quarentena, inclusive para o transporte.
Bandeira Amarela – quando a taxa de ocupação de leitos de UTI estiver entre 70% e 90%, haverá maior flexibilização as medidas, com a liberação de alguns serviços para funcionamento e o funcionamento do transporte público intermunicipal sem restrições.
Bandeira Verde – quando a taxa de ocupação de leitos de UTI for inferior a 70% e os novos casos estejam diminuindo. Neste caso, as restrições são suspensas, respeitando os protocolos de segurança e higiene.

Essa página poderá ser acessada através do link: moovit.me/covid19_rio

Previous