Desenvolvido em parceria com Sesi-RS e Banco de Livros, projeto Historiando procura estimular o hábito da leitura com atividades de contação de histórias nas estações. Próximas ações são na quarta (25) e sexta-feira (27), na Estação Rio dos Sinos.
23 de abril foi o Dia Mundial do Livro, instituído pela 28ª Conferência Geral da UNESCO, em 1995. A data foi escolhida por ser o aniversário de nascimento ou morte de diversos autores renomados, entre eles Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
Buscando democratizar o acesso à leitura, a Trensurb mantém, desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, biblioteca localizada na Estação Mercado do metrô que oferece empréstimo gratuito de publicações dos mais diversos gêneros. Em 2015, no intuito de expandir o raio de alcance das atividades do espaço, a empresa lançou o projeto Livros Livres, retomado em 2018 com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O projeto disponibiliza livros para compartilhamento em caixas customizadas nas estações Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Desde junho de 2017, a Trensurb também promove o projeto Historiando em parceria com o Sesi-RS e o Banco de Livros. A iniciativa oferece contações de histórias nas estações do metrô para estudantes da rede pública e crianças atendidas por entidades assistenciais. No ano passado, foram 17 ações do Historiando com a participação de 445 jovens e 15 instituições.
A temporada 2018 do projeto começou no dia 12 de abril, com a participação de 18 alunos de primeiro, segundo e terceiro anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cristóvão Colombo, de Canoas, recebidos para uma contação de histórias no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos.
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Livro, acontecem mais duas ações do Historiando, ambas na Estação Rio dos Sinos, às 14h30. Na quarta-feira (25), participam alunos de 7 e 8 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tomé de Souza, de Esteio. Na sexta-feira (27), a instituição convidada é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Leopoldo Petry, de Novo Hamburgo. A faixa etária das crianças participantes também é de 7 e 8 anos.
Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres destaca o esforço conjunto de Trensurb, Sesi-RS e Banco de Livros. Segundo ele, “essa parceria é importante para dar sequência às ações de contação de histórias nas estações, fortalecendo o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos no seu papel de formar leitores e incentivar a leitura”.
Fonte: Trensurb
Compartilhe agora com seus amigos! 😉