Um grande mentor

May 25, 2016

    bogota_NL

    Neste mês estamos felizes em lhes apresentar o Fabio, original de Bogotá (Colômbia). Ele está cursando o último ano de Matemática e além disso trabalha ensinando alunos que tem dificuldades com a disciplina de Cálculo. Temos certeza que sua experiência ensinando lhe trouxe as habilidades necessárias para guiar toda a Comunidade da sua cidade. A jornada do Fabio na Comunidade do Moovit começou 6 meses atrás. Inicialmente ele escreveu para a equipe de suporte do aplicativo para informar sobre algumas informações que poderiam ser melhoradas. Ele diz, “A equipe me respondeu com um convite para que eu me juntasse ao grupo. Em pouco tempo eu já estava editando e melhorando os dados por conta própria.” A descrição do Fabio sobre as suas contribuições não fazem justiça a realidade! Nos últimos 6 meses ele contribuiu para a melhoria de mais de 250 linhas do sistema de transportes de Bogotá.

    As contribuições do Fabio para a Comunidade local vão muito além de mapear. Perguntamos a ele o que ele considera ter sido a sua maior conquista desde a entrada no grupo e ele respondeu, “Sem dúvidas, a maior das conquistas foi conseguir expandir a Comunidade.” Esse crescimento é uma consequência direta da atuação do Fabio; uma vez que ele foi nomeado Embaixador da Comunidade, suas habilidades como instrutor e mentor ficaram evidentes e ele passou a oferecer imenso suporte aos demais editores do projeto, de diferentes formas. Ele passou a oferecer sessões semanais de treinamento por vídeo e a acolher os novos membros com mensagens pessoais, encorajando todos os novos membros a participarem e colaborarem ativamente. Na Comunidade de Bogotá, nenhuma pergunta fica sem resposta! Fabio nos conta que “Hoje já somos um grupo de algumas pessoas que mapeiam frequentemente. Isso me dá a certeza que tudo valeu a pena.” A habilidade natural do Fabio de guiar os demais está bem clara quando ele diz: “Quero que os membros da Comunidade saibam que poderão contar comigo para ajuda-los com cada edição.”

    Como próximo passo, o Fabio está agora planejando encontros com os demais editores da cidade, para encoraja-los a se engajar. Ele explicou suas motivações, “Ser um editor é mais do que ser um voluntário, é uma oportunidade de melhorar a sociedade onde você vive.” E foi além, “Minha dica para os novos membros da Comunidade é que mesmo com apenas 5 minutos por semana de contribuição para o projeto, vocês estarão fazendo uma grande diferença para alguém.” Mesmo com a tremenda contribuição que tem feito, ele comenta que há muito a fazer para melhorar as informações e é exatamente isso que ele faz quando não está lendo, passeando com os amigos ou andando de bicicleta pela cidade. Por fim, ele conclui dizendo que “a Comunidade em Bogotá será um grande sucesso pois juntos poderemos evoluir ainda mais rápido”, e a gente concorda. Graças ao Fabio, a população de 9,6 milhões de pessoas da região metropolitana tem acesso à informação de qualidade sobre o transporte público da cidade. É esse o espírito, Fabio!

    Previous