Moovit - Brasília

EPTG receberá ônibus com portas dos dois lados

July 18, 2018

    A próxima renovação de frota das empresas que operam linhas na EPTG – Marechal, São José e Urbi deverão adquirir ônibus com portas dos dois lados. A obrigatoriedade consta na portaria publicada no dia 16 pela Secretaria de Mobilidade no Diário Oficial do DF.

    De acordo com a normativa, além de ter portas em ambos os lados, os veículos deverão possuir motor traseiro ou central e piso baixo. A faixa exclusiva da EPTG está inclusa no projeto do Expresso Oeste, corredor de BRT que ligará Ceilândia, Taguatinga, Guará, Vicente Pires e Águas Claras ao Plano Piloto.

    Há em curso no Ministério Público um processo administrativo que versa sobre as providências que estão sendo adotadas para realizar a operação no Corredor Exclusivo da EPTG.

    Subutilizado, segundo dados do DFTrans, atualmente 80 ônibus de 11 linhas semiexpressas – em que o coletivo não para ao longo da via e os passageiros embarcam e desembarcam nas cidades de origem, mas não na EPTG – circulam pela faixa exclusiva nos horários de pico atendendo 11 mil passageiros/dia, enquanto os ônibus das demais linhas utilizam as marginais. O tráfego na faixa é liberado também para táxis, vans escolares e ônibus interestaduais.

    Quando projetado, os corredores de ônibus contariam com novos carros articulados com piso baixo, acesso para deficientes e portas para os dois lados com 17 estações ligadas aos bairros por passarelas. Esses ônibus teriam passagens integradas ao sistema de microônibus e ao metrô, na estação Terminal Asa Sul e no Setor Policial.

    Fonte: Pense Mobilidade

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous