A Prefeitura do Rio detalha o esquema especial de logística montado para o Show do Século, que terá a participação do Alok, em comemoração pelo centenário do hotel Copacabana Palace. O evento será realizado no sábado (26/8), a partir das 18h, na Praia de Copacabana, com palco montado na faixa de areia em frente ao hotel. A expectativa é a de que o evento atraia mais de um milhão de pessoas. Por conta disto, a megaoperação da Prefeitura do Rio contará com mais de dois mil agentes de ordenamento urbano, fiscalização, assistência social e limpeza, num planejamento semelhante ao realizado anualmente para a festa do Réveillon.
A Prefeitura reforça que o transporte público seja a principal forma de chegar e sair de Copacabana (ônibus e metrô). Não serão criadas áreas de estacionamento no entorno do evento. As interdições de trânsito no bairro começam a valer ao meio-dia de sábado (26/8) e prosseguem até 1h de domingo (27/8).
Enquanto durarem as interdições, as linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Atlântica, com destino a Ipanema, serão desviadas para a Rua Barata Ribeiro. Já as linhas que trafegam pela Avenida Atlântica, com destino a Botafogo, serão desviadas para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o Show do Século
O MetrôRio preparou um esquema especial para atender os passageiros. Para facilitar o retorno do público na volta para casa, a concessionária estenderá o horário de funcionamento das estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana e Cantagalo/Copacabana até 1h da manhã. As demais estações do sistema metroviário funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite, e após o horário habitual de fechamento, ficarão abertas apenas para desembarque do público do show. Já no domingo (27/8), como de praxe, o horário segue das 7h às 23h.
No sábado (26/8), a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai/Tijuca – Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro, tanto na ida quanto no retorno do evento. Já no domingo, a operação da linha 2 será entre Pavuna e Botafogo, e a transferência será no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro, sem transferência na estação Estácio.
Para ida ao show, a orientação da concessionária é para que os clientes desembarquem preferencialmente pela estação Siqueira Campos/Copacabana, no acesso A (Siqueira Campos); e pela Cardeal Arcoverde/Copacabana.
Já para o retorno, a concessionária recomenda que os passageiros embarquem preferencialmente pela estação Siqueira Campos/Copacabana, pelo acesso B (Rua Figueiredo Magalhães). O embarque na Cardeal Arcoverde, no entanto, será feito somente pelo acesso A (Praça Cardeal Arcoverde) e apenas com cartões pré-adquiridos.
A concessionária orienta que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada para facilitar a entrada no sistema. Os passageiros podem também inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
Tanto na Cardeal Arcoverde quanto na Siqueira Campos haverá reforço no efetivo de segurança e de operadores de estação, além de grades de controle de fluxo de passageiros para direcionar o público, auxiliando no embarque e desembarque.
As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (26/08); e das 7h às 22h30 no domingo (27/08).
Fonte: SMTR