Para garantir o benefício basta fazer o processo pela internet, é rápido e não (é necessário) precisa comparecer aos postos de atendimento.
Os estudantes podem revalidar o Bilhete Único Estudante agora em janeiro. Todo o processo é realizado pelos canais de atendimento on-line. Primeiro o aluno deve verificar se a instituição de ensino já encaminhou sua matrícula para SPTrans, para isso, ele precisa consultar a situação por meio do site http://www.sptrans.com.br/estudante
Após a confirmação dos dados da matrícula, o boleto é gerado diretamente no site e o pagamento pode ser feito na rede bancária e lotéricas.
Não é necessário imprimir o boleto, basta o número do código de barras para fazer o pagamento. O estudante pode optar por receber o código de barras por mensagem SMS em seu celular.
Outra opção é o pagamento da taxa de revalidação diretamente pelos aplicativos: Ponto Certo, Qiwi, Cittamobi e Banco do Brasil (para correntistas).
A quitação da taxa de revalidação também pode ser feita através da página “Bipay” do Facebook, diretamente pelo Messenger, sem a necessidade de baixar o app.
O valor da taxa de revalidação é equivalente a 7 tarifas básicas vigentes.
Os alunos podem consultar se têm direito à gratuidade ou ao desconto de meia-tarifa pelo site http://www.sptrans.com.br/estudante.
Gratuidade
Alunos que desejam obter o benefício da gratuidade no transporte público para o ano letivo de 2020 também poderão fazer sua solicitação por meio do site http://estudante.sptrans.com.br.
Estudantes da rede pública dos ensinos fundamental, médio e técnico podem fazer seu processo todo pelo site da SPTrans e não devem comparecer a um posto. Alunos que já possuem Número de Identificação Social (NIS) válido junto ao CadÚnico, também não precisam voltar ao posto de cadastramento.
Baixa Renda – Passo a passo para conseguir a gratuidade
Exceto para estudantes dos Ensinos fundamental, médio e técnico da rede pública, e beneficiários dos programas Prouni, Fies, Escola da Família e Cotas Sociais
Para a manutenção da gratuidade, deve comparecer no CRAS o estudante ou alguém que more com ele, maior de 16 anos, e levar obrigatoriamente o CPF ou o Título de Eleitor originais, além dos documentos abaixo relacionados de todas as pessoas que moram na casa:
- RG, CPF, Carteira profissional, Título de eleitor, Certidão de nascimento OU certidão de casamento;
- Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam;
- Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).
Em São Paulo, as entrevistas são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para marcar uma entrevista acesse http://agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br.
Após a entrevista, o CRAS fornecerá o NIS, que o estudante deverá inserir em seu cadastro junto à SPTrans.
O convênio entre a SPTrans e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) tem o objetivo de assegurar o benefício somente aos estudantes que têm esse direito.
Ouça a Rádio Mobilidade e fique por dentro das notícias sobre trânsito e transporte na cidade de São Paulo – http://www.sptrans.com.br/noticias/radio-mobilidade/
Para informações sobre itinerários ligue 156.
Movimento pela Vida Segura no Trânsito
A Prefeitura de São Paulo está promovendo um movimento de conscientização sobre segurança viária, com o objetivo de mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 849 vítimas fatais no trânsito.
A ação, que envolve a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), a Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), tem como mensagem principal o slogan “Hoje Não. Movimento pela Vida Segura no Trânsito”, baseada no Plano de Segurança Viária – Vida Segura.
Conheça todas as fases e ações do Movimento em prefeitura.sp.gov.br/vidasegura.
Fonte: Assessoria de Imprensa – SPTrans
Compartilhe agora com seus amigos! 😉