Recentemente celebramos o lançamento da 100ª cidade mapeada graças à Comunidade. É claro que queremos compartilhar com vocês os detalhes deste projeto tão especial. Durante o verão, o Moovit iniciou este projeto pioneiro na Comunidade junto com o Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey em Puebla, no México. Mais de 40 alunos se inscreveram voluntariamente no curso “Reconstruindo a Cidadania” da Universidade, que integra o programa de mapeamento do sistema de transporte público de Puebla com o objetivo de aumentar a participação do cidadão na comunidade local. Os alunos realizaram com sucesso o mapeamento da rede de transporte público de Puebla em apenas dois meses.
A Universidade ficou particularmente entusiasmada com a incorporação deste projeto de mapeamento dentro do curso “Reconstruindo a Cidadania” já que, até então, não existiam dados oficiais de trânsito disponíveis para os usuários no México. Desta forma, graças ao programa, os voluntários da Universidade proporcionaram um acesso único à informação a todos os usuários do transporte público.
Este programa ofereceu aos alunos a possibilidade de escolher dentre vários papéis, tais como líderes de projeto ou colaboradores. A posíção de líder do projeto foi assumida por Brenda Plata, que estuda Desenho Industrial. Ela mostrou um interesse especial no Programa já que ela já havia tentado antes encontrar uma maneira de exibir a informação do transporte público para as rotas culturais de Puebla. Brenda mostrou uma paixão incrível e como ela mesma disse “Durante anos eu estive interessada em mobilidade. Há uma evidente falta de acesso à informação em nossa cidade. Agora que estas informações de rota estão disponíveis, se beneficiarão tanto os habitantes de Puebla quanto os turistas e intercambistas”. Brenda foi a pessoa responsável por supervisionar todo o projeto, gerenciando a participação dos demais colaboradores e foi o ponto de contato entre os alunos e a Equipe Moovit.
Os coordenadores do projeto – Cristian Alcorhas, Rubirena Vasques, Joseline Jimenez e Victor Cuateco – também desempenharam papéis fundamentais no Programa. Para dar início a ele, os alunos tiveram que começar obtendo as informações oficiais do governo, o que não foi pouca coisa. Posteriormente, passaram a mapear todas as linhas da cidade, tanto as rotas oficiais quanto as não-oficiais. Cada participante mapeou, em média, quatro linhas e, em conjunto, a equipe incluiu cerca de 250 rotas da cidade. Daury, um dos alunos, se referiu à experiência da seguinte maneira: “Eu gostei muito do programa, porque eu conheci rotas e locais incríveis da cidade, e o mais importante: agora eu sei como chegar até eles”.
A Equipe Moovit ficou realmente impressionada com a dedicação dos alunos que participaram deste Programa. Brenda observou: “Foi impressionante ver tantos alunos envolvidos na melhora da mobilidade da cidade”. Graças ao sucesso deste programa em Puebla, a idéia agora é reproduzi-lo em outras cidades do México.
Se você tem alguma idéia para uma possível colaboração semelhante a este projeto de Puebla, adoraríamos ouvi-la. Envie um e-mail para community@moovitapp.com