Fique por dentro das últimas notícias da EPTC

April 18, 2016
    • EPTC reforça orientações sobre liberação de parada livre à noite

    Desde o último sábado, 16, a frota de ônibus da Capital circula com cartazes explicativos com orientações aos usuários sobre a possibilidade de embarque e desembarque em qualquer ponto do itinerário, com exclusão dos corredores, faixas exclusivas e na área central da cidade, compreendida entre a 2ª Perimetral e as margens do Guaíba. A medida vale para os dias úteis, no horário das 22h às 5h, e aos domingos e feriados, das 21h às 6h, conforme a Lei nº 11.533, de 2 de janeiro de 2014.

    A área central entre a 2ª Perimetral e as margens do Guaíba compreende o perímetro localizado entre as seguintes vias: José de Alencar, Azenha, Princesa Isabel, Silva Só, Mariante, Goethe, Félix da Cunha, São Pedro e Farrapos. Os motoristas do transporte coletivo já estão orientados sobre esta medida. O objetivo é garantir mais conforto e segurança aos usuários em seus deslocamentos, principalmente durante a noite e madrugada. Reclamações pelo fone 156 (118).

    • Novo ônibus elétrico começa a ser testado

    A prefeitura, por intermédio da EPTC e da Carris, apresentou na última quinta-feira, 14, o novo modelo de ônibus elétrico que será testado nas ruas da Capital. Uma viagem de apresentação foi realizada, saindo da sede da EPTC (rua João Neves da Fontoura, 7) e circulando pela rua Lima e Silva e avenida João Pessoa.

    Desde a última sexta-feira, 15, a inovação foi empregada nas linhas circulares C1, C2 e C3 da Carris, que rodam na área central da cidade, para avaliação da adequação do veículo às características das ruas e avenidas, terreno e trânsito da região.

    “A sobrecarga na mobilidade urbana está tornando muitas cidades insustentáveis. Em Porto Alegre, 70% da emissão de gás carbono vêm dos veículos automotores. Por isso, é importante buscar por uma melhor qualidade de vida pelo transporte coletivo. Se esse ônibus for aprovado nos testes, trará um ganho significativo para o futuro”, afirmou Sebastião Melo.

    O coletivo tem ar-condicionado e acessibilidade. Além das vantagens em relação à economia e sustentabilidade, é silencioso e confortável. No interior, há mais espaço para os passageiros graças ao tamanho das baterias, que estão ainda mais compactas, e ao posicionamento destes componentes, que ficam localizados no teto do ônibus.

    • EPTC cassa 2.417 cartões TRI por irregularidades

    Desde 2013, até o primeiro trimestre de 2016, a EPTC já realizou a auditoria de 7.180 cartões TRI suspeitos de irregularidades diversas. Destes, 2.417 foram cassados (34% do total investigado), com a perda de benefícios. A auditoria investiga a utilização das vantagens de isenção e também do vale-transporte. Quando confirmado o mau uso dos cartões, estes são bloqueados para averiguação.

    O mau uso acontece quando existe utilização do cartão por terceiros ou a comercialização com objetivo de obter vantagens financeiras. Nos cartões de Vale Transporte e Passe Antecipado, a comercialização é a causa de investigação da EPTC. Este fato já resultou em ações policiais, pois o lucro desta prática é uma das causas da queda de pagamentos integrais da tarifa. Nessa comercialização de cartões TRI pode ocorrer crime contra economia popular.

    Atualmente, 816 cartões TRI permanecem bloqueados para averiguação. Por suspeita de mau uso, já foram advertidos e orientados verbalmente 3.947 portadores de cartão. Em relação aos escolares, foram 294 cartões investigados, posteriormente com situação regularizada. No decorrer deste ano, a EPTC promove uma fiscalização ainda mais rígida, com verificação da frequência escolar, a fim de auxiliar na evasão escolar.

    • Obras geram mudanças no trânsito

    A EPTC autorizou os seguintes bloqueios de trânsito, em virtude de obras e eventos na Capital, com trabalhos realizados das 9h às 17h:
    – Avenida Assis Brasil (entre a av. dos Gaúchos e a rua Oliveira Lopes): total de passeio, até sexta-feira, 06 de maio.
    – Rua Gomes de Freitas (entre a avenida Baltazar de Oliveira Garcia e a avenida Antunes Ribas): ½ pista, até quinta-feira, 28 de abril.
    – Rua Gaston Englert (entre a rua Affonso Celso Puppe da Silveira e avenida Francisco Trein): ½ pista, até quinta-feira, 05 de maio.
    – Rua Joaquim Silveira (entre a avenida Sertório e a rua Augusto Attílio Giordani): ⅓ de pista e 1/2 passeio, até segunda-feira. 02 de maio.

    moovit_logo_header

    Previous