Em continuidade ao processo de renovação da frota da SuperVia, o Governo do Estado do Rio entregou, no dia 10/04, o primeiro dos seis novos trens (com oito carros cada um) fabricados pela Alstom. Esses são os últimos trens necessários à conclusão da climatização da frota de mais de 200 operados pela concessionária. Com a modernização do sistema, as composições mais antigas, que não contam com refrigeração, vão saindo de circulação.
– Vou deixar como legado à população toda a frota da SuperVia totalmente renovada e climatizada. Esse é o meu compromisso. Dar dignidade e cidadania aos usuários desse modal de transporte tão importante, que é o trem – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.
O novo trem, com capacidade para transportar até 2.600 passageiros, segue o mesmo padrão de comodidade, tecnologia e segurança dos últimos 120 trens adquiridos pelo Governo junto às indústrias coreana e chinesa. Ele é equipado com ar-condicionado, espaço para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, câmeras internas e externas, dispositivo de comunicação de emergência e bagageiros, além de monitores de LCD e painéis eletrônicos indicativos de próxima estação e lado do desembarque.
A idade média da frota, que já foi de 30 anos, atualmente está em 16 anos. Com a chegada das novas composições, passará a ser de 13 anos.
– Concluir a renovação da frota da SuperVia é um compromisso do governador e hoje iniciamos esta entrega. A nossa expectativa é que as demais composições cheguem até o fim do ano – ressaltou o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.
Responsável por transportar, em média, 600 mil passageiros por dia útil, a SuperVia possui uma malha ferroviária de 270 km dividida em cinco ramais, três extensões, 102 estações, com atendimento à população de 12 municípios. A frota é composta por 201 trens e é possível ofertar 100% das viagens nos finais de semana e feriados somente em trens com ar- condicionado. Já nos dias úteis, essa média está em 99%.
Processo de renovação
O processo de renovação da frota da SuperVia foi iniciado em 2012, com a entrega de 30 trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado. Em 2014, outras 70 composições, também encomendadas na China pelo Estado, passaram a compor a frota, totalizando 100 novos trens. A concessionária, com recursos próprios, modernizou 32 composições, incluindo a instalação de ar-condicionado.
– Trens novos são sempre bem-vindos. Nossa frota atual permite operar 99% das viagens em trens refrigerados. A chegada dessas novas composições contribuirá para a melhoria desse índice, aumentando o conforto dos passageiros e proporcionando, mais adiante, a oferta de um serviço inédito na história do transporte ferroviário: um sistema funcionando totalmente climatizado, destacou o presidente da SuperVia, José Carlos Prober.
Fonte: SETRANS
Compartilhe agora com seus amigos! 😉