Back
Moovit - Rio de Janeiro - SuperVia

Gratuidade nos trens durante o período de isolamento social

Diante do cenário de pandemia que estamos vivendo, o Espaço Gratuidade encontra-se temporariamente fechado em cumprimento ao decreto 47.027 do Governo do Estado. Com intuito de continuar garantindo o acesso gratuito às pessoas com deficiência e portadores de doenças crônicas que necessitam utilizar o trem durante o isolamento social, fizemos algumas mudanças temporárias nos procedimentos de embarque nas estações.

A gratuidade será concedida aos clientes mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Protocolo da Setrans fornecido pela mesma ou através do através do Rio Poupa Tempo, Fundação Leão XIII, prefeituras conveniadas, INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, FIOCRUZ e Associação Fluminense de Reabilitação. O documento deve ter carimbo e/ou data de emissão a partir de 02/01/2020 e ser apresentado juntamente com o comprovante de agendamento de consulta médica ou de retirada de medicamentos em unidades públicas, indicando a data do embarque;
  • Protocolo de liberação vencido emitido pela SuperVia juntamente com o comprovante de agendamento de consulta médica ou de retirada de medicamentos em unidades públicas, indicando a data do embarque. Neste caso, o embarque será autorizado, mas orientamos o cliente a entrar em contato conosco através do 0800 726 9494 para verificar o status do pedido de gratuidade e agendar a emissão de um novo cartão;
  • Cartão RioCard Vale Social intermunicipal emitido pelo Governo do Estado para o beneficiário que reside em outro município que não o Rio de Janeiro e precisa utilizar o trem neste momento em razão do bloqueio sanitário.

Em caso de dúvidas sobre os novos procedimentos, entre em contato com a gente em nossos canais de atendimento, através do SuperVia Fone no 0800 726 9494, superviafone@supervia.com.br ou nas nossas redes sociais: Facebook @SuperViarj e Twitter @supervia_trens

MetrôRio prorroga suspensão de atendimento presencial no Posto de Gratuidades

O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, prorrogou a suspensão do atendimento presencial do Posto de Gratuidades, localizado na estação Central, e do Espaço do Cliente, na estação Carioca. A medida está em vigor até o dia 30 de abril, obedecendo o prazo estabelecido pelo decreto estadual nº 47.027, de 13 de abril, de enfrentamento ao coronavírus.

Nesse período, idosos e pessoas com deficiência poderão acessar o sistema com documento de identificação com foto, no caso de idosos, e a documentação de comprovação de deficiência, nos demais casos. Basta apresentá-los aos funcionários da concessionária nas catracas destinadas à gratuidade em todas as estações. A liberação não se estende aos estudantes, pois as atividades escolares nas redes municipal e estadual de ensino estão suspensas.

A interrupção do atendimento presencial no Posto de Gratuidade visa reduzir a necessidade de deslocamentos de idosos, que estão entre os principais grupos de risco de contágio da doença, somente para quando for necessário.

Já em relação ao Espaço do Cliente, o MetrôRio continuará recebendo e catalogando os produtos perdidos nas composições e estações, que poderão serão ser resgatados pelos proprietários após o retorno das atividades presenciais. Os atendimentos pelo site do MetrôRio continuam funcionando normalmente.

Funcionamento do MetrôRio
A operação do MetrôRio segue normal, com funcionamento regular da operação das linhas 1, 2 e 4. Contudo, 49 acessos menos movimentados de algumas estações estão fechados. Nas estações afetadas, os clientes poderão usar as outras entradas existentes, e aqueles com alguma dificuldade de locomoção continuam contando com infraestrutura de acessibilidade nos acessos que permanecem abertos.

A concessionária vem seguindo as normas e recomendações dos órgãos de saúde dos governos federal e estadual e também as diretrizes da Secretaria de Estado de Transportes.

Fonte: SuperVia e MetrôRio

Compartilhe agora com seus amigos! 😉

Previous
 

Copyright © moovit.com 2020