Integração metrô-ônibus metropolitanos: cartões passam a valer para os dois modais até o fim do mês
Até o fim de maio, os usuários do transporte público poderão utilizar o cartão do metrô nas linhas de ônibus metropolitanas e, da mesma forma, o metropasse (cartão exclusivo para os ônibus metropolitanos) também passará a valer no metrô. “A mudança traz mais praticidade e comodidade para o usuário, que poderá optar pelo cartão que quiser e, principalmente, fazer a integração com uma só passagem”, destacou a superintendente de Mobilidade da Sedur, Grace Gomes.
Inicialmente, a interoperabilidade do cartão é exclusiva para as quatro linhas de ônibus que já fazem a integração com o metrô na Estação Retiro (869I Barra-Simões Filho, 826A Góes Calmon-Estação Aquidabã, 872 Ilha de São João-Estação Rodoviária, 875 Areia Branca-Terminal Retiro). A integração funciona desde janeiro (eram sete linhas que, por determinação da Agerba, foram fundidas para otimizar o sistema), mediante apresentação de uma ficha de acesso à estação e sem qualquer custo extra. “Por se tratar de uma estação fechada, o usuário precisava da ficha para liberar o seu acesso e, agora, fará isso com qualquer um dos cartões”, endossou Grace Gomes.
As cinco novas linhas metropolitanas, que serão integradas ao metrô na segunda quinzena do mês, também terão seus cartões unificados. São elas: 803A2 Nova Dias D’ávila–Estação Aquidabã, 861 Mata de São João-Estação Aquidabã, 805A Madre de Deus-Estação Aquidabã, 800A Camaçari-Estação Aquidabã, 809 Candeias-Estação Aquidabã.
A Agerba determinou que todas as empresas de ônibus metropolitano façam a adesão ao metropasse e unifiquem seus sistemas para se adequarem ao cartão do metrô. Portanto, à medida que a integração for sendo ampliada, a interoperabilidade valerá para todas as linhas de ônibus oriundas da Região Metropolitana de Salvador.
“É a grande vantagem para o morador da Região Metropolitana, que passará a ter acesso a um transporte moderno e confortável, sem pagar nada a mais por isso”, afirmou a a superintendente de Mobilidade da Sedur.
Fonte: SEDUR
Integração metrô – linhas metropolitanas será ampliada a partir do Retiro
Desde janeiro, funcionando como Terminal de Integração entre o metrô e linhas de ônibus metropolitanos, a Estação Retiro passará a atender, até o fim do mês, cinco novas linhas de ônibus que trafegam pela BR-324 com destino à Lapa. Inicialmente, a ampliação da integração seria via Estação Pirajá. Todavia, por conta do adiamento da abertura da estação, a operação já está sendo transferida para o Retiro.
“A decisão de abertura de Pirajá cabe à Prefeitura. Como já está definida a ampliação da integração do metrô com os ônibus metropolitanos, e pensando no bem estar dos usuários, decidimos transferir a operação para o Retiro e, assim, evitar adiamentos”, destacou a superintendente de Mobilidade da Sedur, Grace Gomes.
Com isso, todos os ônibus oriundos da BR-324, cujo destino final era a Estação da Lapa, estarão integrados ao metrô no Retiro. Além de proporcionar uma viagem mais cômoda e rápida aos usuários, a integração tira de circulação um número significativo de ônibus em parte da cidade, melhorando a fluidez no trânsito.
A integração é válida por um período de duas horas. “Os moradores da Região Metropolitana terão acesso a um transporte mais moderno e confortável, sem qualquer custo extra”, endossou Grace Gomes.
Interoperabilidade dos cartões – Também no fim de maio, a integração do metrô com as linhas metropolitanas ganha o aporte da interoperabilidade dos cartões. Ou seja, o metropasse dará acesso ao metrô sem qualquer custo extra. Da mesma forma, o cartão do metrô também será aceito nos ônibus metropolitanos.
Fonte: SEDUR
CCR Metrô Bahia vai operar diariamente das 5h à meia-noite com novos e modernos trens
O Metrô de Salvador funcionará das 5h à meia-noite, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, a partir deste domingo, dia 15/05. No mesmo dia, cinco novos e modernos trens serão incluídos na frota, reduzindo o intervalo entre os trens para 6 minutos nos horários de pico dos dias úteis, 8 minutos no horário regular nos dias úteis, e até 10 minutos nos sábados, domingos e feriados. Quando a Linha 2 estiver concluída esse intervalo poderá reduzir a três minutos.
Novos trens
Os novos trens são fabricados no Brasil pela Hyundai Rotem e têm design moderno, com ar-condicionado em todos os carros, portas de embarque/desembarque mais largas, sistemas de vídeo (câmeras de vigilância), passagem livre entre carros (gangway), sistema de informação aos passageiros por meio de monitores do tipo LCD; sistema de vídeo para comunicação com o usuário (veiculação de publicidade e informações institucionais), entre outras melhorias tecnológicas.
Cada novo trem conta com 202 assentos acolchoados e a capacidade máxima aproximada de lotação é de 1.000 lugares, se somados com os passageiros em pé, a exemplo dos trens atuais. Cerca de 12% do total de assentos em cada carro será destinado aos usuários preferenciais (idosos, gestantes e pessoas com deficiência). Haverá dois espaços para cadeirantes por trem, perfeitamente identificados – segue a mesma configuração do trem atualmente em circulação.
Cada trem tem 22 câmeras embarcadas nos carros, com transmissão em tempo real para o CCO. Dessas câmeras, duas são externas nas extremidades, para visualização da via e das estações, pelo Centro de Controle; e mais uma câmera no interior de cada cabine de comando, nas extremidades dos trens.
Até 2017, a CCR Metrô Bahia terá 34 novos trens de 4 carros cada, totalizando 40 composições. Já se encontram em Salvador 12 novos trens no Pátio Pirajá, dos quais cinco entrarão em operação a partir deste domingo, dia 15/05, e os outros estão em processo de testes. Quando a Linha 2 estiver em operação, o intervalo entre os trens pode ser reduzido para três minutos.
Fonte: CCR Metrô Bahia