A integração entre metrô de Salvador e as linhas de ônibus metropolitanas será ampliada a partir da segunda quinzena de maio. Todas as linhas da Região metropolitana de Salvador (RMS) que trafegam pela BR-324 com destino à Estação da Lapa farão integração com o metrô nas estações Pirajá e Retiro. A ampliação da integração, além de proporcionar uma viagem mais cômoda e rápida aos usuários que seguem para a Lapa, retira um significativo número de ônibus de parte da cidade, contribuindo para uma melhor fluidez do trânsito.
Linhas, paradas e itinerários – A estação Pirajá passará a receber cinco linhas de ônibus metropolitanos. Na estação, os usuários que desejam seguir para Lapa, antigo destino final das linhas, farão a integração com o metrô, por onde seguirão viagem sem pagar uma nova tarifa. As cinco linhas terão como novo destino final a estação de ônibus do Aquidabã, de onde retornam para seus destinos de origem. Confira as linhas:
803A2 Nova Dias D’ávila – Estação Aquidabã; 861 Mata de São João – Estação Aquidabã; 805A Madre de Deus – Estação Aquidabã; 800A Camaçari – Estação Aquidabã; 809 Candeias – Estação Aquidabã. Após a integração na estação Pirajá, o itinerário destas cinco linhas será feita através da BR-324, seguindo pela Avenida Heitor Dias até a chegada no Terminal do Aquidabã.
Outras quatro linhas de ônibus vindas de cidades da Região Metropolitana de Salvador também se integram com o metrô da capital, porém na estação Retiro. De lá, os usuários que desejam seguir para a Estação da Lapa vão pegar o metrô, também sem pagar uma nova tarifa.
Dessas quatro linhas, três seguem caminho em direção a seus destinos: Barra, Estação Aquidabã e Estação Rodoviária. A exceção fica com a Linha 875 Areia Branca – Terminal do Retiro, que tem ponto final na própria estação. Essas linhas já fazem esta integração desde janeiro deste ano. São elas:
869I Barra – Simões Filho; 826A Góes Calmon – Estação Aquidabã; 872 Ilha de São João – Estação Rodoviária; 875 Areia Branca – Terminal Retiro.
Para melhor aplicação do serviço, algumas linhas metropolitanas foram otimizadas pela Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia). Com isso, linhas que serviam a uma mesma região foram unidas sem prejuízo aos usuários.
Metrô – Ônibus urbanos – Atualmente 10 linhas de ônibus urbanos fazem integração com o metrô, nos terminais Acesso Norte, Lapa e Retiro. A integração pode ser feita na combinação ônibus-metrô-ônibus, ônibus-metrô ou metrô-ônibus. O intervalo para utilização do benefício é de duas horas.
Após a integração, os cartões do SalvadorCard e de acesso ao metrô serão integrados permitindo acesso tanto ao sistema metroviário quanto às linhas que estiverem integradas. Além disso, o metrô também passará a funcionar com horário estendido das 5h à meia-noite, todos os dias.
Fonte: SEDUR