O Projeto da Última Milha

August 30, 2017

     

    Mooviters ajudam a solucionar o desafio na última milha na Lombardia, Itália

    O “desafio da última milha” ameaça a mobilidade urbana globalmente. Em muitas regiões, a expansão urbana criou grandes lacunas nos sistemas de transporte público. Pessoas, mercadorias, serviços e a infra-estrutura para movê-los, irradiam de um ponto focal na metrópole, mas no fim das contas, chegam a uma última parada antes do destino final. O desafio é projetar um sistema que possa convenientemente levar as pessoas até seus destinos finais. A “última milha” raramente é um problema para moradores de grandes cidades, mas pode impactar profundamente a vida de moradores de zonas rurais. Para muitos passageiros, este é um grande inconveniente, fazendo com que encontrem outras alternativas de transporte. Operadores e órgãos governamentais trabalham duro para encontrar soluções que se adaptem às suas regiões e às necessidades de seus passageiros.

    O Projeto da Última Milha foi iniciado pelo operador de transporte Trenord, na Lombardia (Itália). A Lombardia é uma região caracteristicamente móvel, dependendo fortemente do transporte público. Mais de 714 mil pessoas viajam nos trens da Trenord todos os dias, totalizando aproximadamente 180 milhões de passageiros ao ano. Para promover a conveniência do passageiro, a Trenord inclui um planejador de viagens no seu site. No entanto, o planejador de viagens fornece apenas viagens de uma estação de trem à outra estação de trem, e elas não alcançam as áreas mais rurais da região metropolitana. A fim de aumentar a sua utilidade para os passageiros, a Trenord decidiu integrar linhas de ônibus usadas por seus usuários e juntou-se ao Moovit e aos Mooviters para obter ajuda. A colaboração foi facilitada pelo Gerente de Operações do Moovit na Itália, Giacomo Bonardi e o Gerente Nacional, Samuel Sedpiazza.

    A hora de brilhar do Moovit

    O Moovit era quase onipresente na Lombardia, fornecendo informações para cerca de 80% das 426 estações na região antes do início do projeto. A capacidade do Moovit de fornecer informações tão completas é resultado do grande esforço da comunidade para preencher as lacunas onde faltam dados oficiais. Na Lombardia, 24 paradas estão localizadas em Milão e são totalmente cobertas no Moovit. No entanto, 45 estações são isoladas e exigem, em média, uma caminhada de um quilômetro (0,62 milhas). Pelo menos uma linha de ônibus principal precisava ser mapeada para fornecer a conexão à última milha para 81 estações. Doze Embaixadores do Moovit e alguns Mooviters experientes foram então convidados a participar de um Mapathon.

    Entrando em ação

    O Mapathon ocorreu no mês passado, com exclusividade e muita antecipação, já que o local geralmente não é aberto ao público. Depois de um farto café da manhã, os Mooviters vestiram suas camisetas do Moovit e desfrutaram de uma visita guiada por funcionários da Trenord. O passeio incluiu um grata surpresa para qualquer fã de trens: uma demonstração de um simulador de trem profissional. Após o almoço, a equipe começou a botar a mão na massa e, em apenas algumas horas, mapeou linhas que passavam pela maioria das estações faltantes!

    Ainda há mais por fazer

    Giacomo tem coordenado com outras operadoras na região sobre como completarão essa ambiciosa tarefa. Muitas outras cidades já foram introduzidas no ecossistema de transporte da Lombardia como resultado dessa colaboração. Além disso, muitos dos participantes estão marcando de se encontrar e testar o produto final em ação. Esta é uma verdadeira prova do compromisso de muitos Mooviters em melhorar o transporte em suas comunidades.

    Previous