Conectando os terminais Ouro Verde e Central em percurso estimado em 35 minutos, a nova linha BRT10 – Terminal Ouro Verde entrou em operação na sexta-feira, dia 31 de março. Esta é a segunda linha com características BRT a ser entregue aos usuários do transporte público coletivo de Campinas.
Com circulação semiexpressa em dias úteis, nos horários de pico, a linha operará com intervalos de 18 minutos e frota de quatro veículos. No total, serão realizadas 26 viagens, considerando ambos os sentidos.
O embarque e o desembarque serão realizados pela porta direita, nos terminais Ouro Verde e Central, e Santa Lúcia; e pela esquerda, nas estações BRT, onde a porta dos ônibus é operada em sincronia com as portas automáticas. Semáforos orientarão os condutores que trafegarem nas imediações das estações e terminais, para a saída dos ônibus.
O pagamento da tarifa será realizado nas catracas eletrônicas das estações e terminais, por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone.
Itinerário e horários
No sentido Bairro-Centro, a linha deixa o Terminal Ouro Verde e segue com paradas no Santa Lúcia; nas estações BRT Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti e João Jorge; e no Terminal Central. Os horários de saída do Terminal Ouro Verde terão início às 4h54, seguindo até as 8h30.
No sentido contrário, Centro-Bairro, as paradas acontecem nos mesmos terminais e estações. Já os horários das partidas do Terminal Central serão pela tarde, das 15h30 às 19h06.
Com a nova linha em circulação, as linhas 120 – Terminal Ouro Verde, 121 – Terminal Ouro Verde e 190 – Jardim São Domingos terão ajustes na tabela horária.
Alterações em plataformas dos terminais Ouro Verde e Central
A Emdec realizou ajustes operacionais na distribuição das linhas nas plataformas dos terminais Ouro Verde e Central. No Terminal Ouro Verde, o BRT10 realizará parada na plataforma F2 (antiga plataforma 7). Desde o dia 23 de março, a linha 125 – Shopping Iguatemi passou a parar na plataforma A (antiga plataforma 1). E a linha 134 – Terminal Barão Geraldo, permaneceu na plataforma F2, mas em ponto diferente. Assim como as linhas 123 e 205 (Terminal Campo Grande/Terminal Ouro Verde), que permaneceram na plataforma A, mas em parada distinta.
Já no Terminal Central, o BRT10 terá embarque e desembarque na plataforma F. Desde o dia 29, quarta-feira, as linhas 140 – Terminal Vila União, 142 – Jardim Santa Terezinha e 162 – Jardim Pauliceia passaram a sair da plataforma E. E a linha 380 – Cambuí, da plataforma C. Seguem nas plataformas de costume, mas em pontos diferentes, as linhas 221, 222, 223, 228 e 231 (plataforma A); e 404 e 405 (plataforma C).
Na mesma data, as linhas 330 – Unicamp e 333 – Terminal Barão Geraldo deixaram de atender ao Terminal Central. Ambas passaram a parar na pista externa da Avenida Senador Saraiva, na aproximação com a Rua Treze de Maio, em novo ponto de parada, acrescentado ao itinerário, a cerca de 200 metros do terminal. Depois, continuaram a parar na pista externa da Avenida Dr. Moraes Salles, em frente à base da Guarda Municipal.
Os demais pontos de parada e o itinerário permaneceram sem alterações. Para atender à demanda da comunidade universitária, excepcionalmente, terão parada no Terminal Central as saídas programadas a partir das 20h30, partindo da Unicamp, na Avenida Érico Veríssimo, no caso da 330; e do Terminal Barão Geraldo, para a 333.
Para esclarecer os usuários sobre as mudanças, foi iniciada ação de orientação aos passageiros. Desde o dia 21, no Terminal Ouro Verde, agentes da Mobilidade Urbana explicam as alterações à população. E desde o sábado, dia 25, agentes da Mobilidade Urbana atuam no Terminal Central. Em ambos os terminais foram afixados cartazes sobre os ajustes.
Desde o dia 31/3, uma equipe de Educação para Mobilidade da Emdec está presente em todas as estações de parada do BRT, nos horários de pico, reforçando informações de segurança e orientações sobre a nova linha. Banners e folders também trarão informações aos usuários.
Fonte: Prefeitura de Campinas