Ações da BHTRANS: Maio Amarelo, Atenção pela Vida

May 10, 2016

    A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, realiza durante todo o mês de maio uma série de ações de educação e segurança no trânsito, como parte da programação do movimento internacional Maio Amarelo, Atenção pela Vida. O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema acidentes de trânsito, estimulando a participação dos mais diversos segmentos da sociedade na conscientização para a redução dos índices de mortes e feridos no trânsito no país e no mundo.

    Ações de 9 a 14/5:

    – Dias 10, 11, 12 e 13/5 – Ação Educativa Maio Amarelo

    No trânsito, o pedestre é a parte mais frágil e, por isso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que ele tem a preferência. O pedestre é dez vezes mais vulnerável que os ocupantes de veículos em uma ocorrência de acidente. Em 2014, 2.260 pedestres foram atropelados em Belo Horizonte.

    A ação educativa pretende convidar a todos os envolvidos no trânsito a uma reflexão sobre a importância de uma mudança de atitude, colocando o respeito ao pedestre no foco da atenção de cada um. A ação conta com equipes coordenadas pela Gerência de Educação para a Mobilidade da BHTRANS, que irão abordar e orientar os pedestres sobre travessia segura onde existem faixas e onde não há uma faixa próxima e realizar esquetes com orientações sobre segurança no trânsito. O “Mão”, mascote da Campanha Pedestre. Eu Respeito., também estará presente. Serão distribuídas cartilhas com orientações aos pedestres e marcadores com calendários alusivos à campanha do Maio Amarelo. É muito importante lembrar que toda pessoa, em algum momento, assume o papel de pedestre.

    Nos dias 10 e 11/5, a campanha será realizada na Praça Sete, no Centro.

    Nos dias 12 e 13/5, a campanha será realizada na Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi), na Savassi.

    – Dia 9/5 – Campanha de Motociclistas – Não seja uma carta fora do baralho. Evite acidentes.

    Continuando as ações que tiveram início na semana anterior, a Campanha será realizada nas Avenidas Amazonas com Avenida do Contorno.

    Ações permanentes

    Algumas ações da empresa estão sendo realizadas durante todo o mês de maio:

    – Programa Transitando Legal

    O Programa Permanente de Educação para o Trânsito – Transitando Legal atende alunos e professores das escolas das redes municipal, estadual e privada do município de Belo Horizonte e empresas e instituições da cidade. Durante todo o mês de maio, o Transitando Legal vai trabalhar com os conceitos do movimento Maio Amarelo. De segunda a sexta, de 9 a 13/5, 37 escolas irão participar do Circo, da Caravana ou do Jovem e a Mobilidade, que fazem parte do programa Transitando Legal. Além disso, professores de duas escolas irão participar de curso de formação no sábado, dia 14/5.

    O programa permanente de educação da BHTRANS atende alunos e professores das escolas das redes municipal, estadual e privada do município de Belo Horizonte e empresas e instituições da cidade. As mensagens são contextualizadas de acordo com o universo de seu público-alvo: crianças, jovens, adultos e idosos; pedestres, passageiros e condutores (motoristas, ciclistas e motociclistas). A empresa procura difundir os conceitos utilizando a Arte-Educação para promover a socialização e a construção do conhecimento, possibilitando aos estudantes, professores e interessados estabelecerem relações com o mundo e a visão crítica que se deve ter desde a infância em relação ao trânsito, à segurança, à qualidade de vida na nossa cidade, à mobilidade urbana sustentável, à utilização racional do transporte particular e o estímulo ao uso de meios de transporte menos poluentes como o transporte coletivo e a bicicleta.

    Em 2015 foram atendidos pelo programa Transitando Legal, 45.888 alunos de 284 escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. A BHTRANS realizou ainda curso de formação para 1.274 professores, 300 monitores e 8.539 operadores do transporte público, e palestras para 3.704 pessoas em empresas e instituições.

    MAIO AMARELO NAS MÍDIAS SOCIAIS

    – As redes sociais (Twitter e Facebook) e o Portal da BHTRANS irão compartilhar as mensagens educativas e informar sobre as ações e os eventos relacionados ao movimento Maio Amarelo.

    – As televisões internas dos veículos do MOVE (TV Minuto) irão transmitir vídeos educativos que visam alertar os motoristas sobre os perigos de dirigir sem atenção;

    – Nas Estações de Transferência do MOVE, spots de áudio também irão transmitir mensagens de alerta para os usuários;

    – As duas edições do mês de maio do Jornal do Ônibus contarão com textos conscientizando a população sobre a importância de fazer do trânsito um lugar de mais respeito, segurança e gentileza;

    Além dessas ações permanentes, a BHTRANS irá realizar outras atividades durante as semanas do mês. As ações serão divulgadas com antecedência no Portal da BHTRANS.

    moovit_logo_header

    Previous