Back
Moovit - São Paulo - Metrô Monotrilho

Manutenções alteram funcionamento do sistema ferroviário

    Testes programados mudam horário de funcionamento da Linha 15-Prata no sábado e no domingo

    Neste sábado (11) e no domingo (12), todas as estações da Linha 15-Prata, entre Vila Prudente e São Mateus, ficarão fechadas das 4h40 às 14h para a realização de testes programados no sistema de controle de movimentação dos trens.

    Para atender os passageiros neste período serão disponibilizados ônibus gratuitos do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) que circularão por toda extensão da linha até a reabertura das estações.

    Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações e publicará informes nas redes sociais oficiais da empresa. Em caso de dúvidas, o passageiro também pode ligar para a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente das 5h00 à meia-noite.

    Linha 3-Vermelha terá operação diferenciada neste domingo (12)

    Neste domingo (12), os trens da Linha 3-Vermelha do Metrô circularão com velocidade reduzida e maior intervalo por toda extensão da linha, de Corinthians/Itaquera a Palmeiras/Barra Funda, para permitir a continuidade das obras de implantação do novo sistema de controle e movimentação dos trens (CBTC). Para a instalação dos equipamentos, os trens terão que circular por uma única via (singela) no trecho entre as estações Carrão e Tatuapé durante todo o domingo.

    Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens e colocará cartazes nas estações. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722) atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.

    Fonte: Metrô de São Paulo (CMSP)

    Estação João Dias da CPTM tem início das obras autorizadas

    A Licença de Instalação da Estação João Dias, que fará parte da Linha 9-Esmeralda da CPTM, foi publicada na edição desta sexta-feira, 10 de janeiro, do Diário Oficial do Estado de São Paulo. Com a concessão do documento, as obras da primeira estação da companhia que será construída pela iniciativa privada poderão ser iniciadas.

    As obras da nova estação, localizada entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta, serão gerenciadas pela Brookfield Properties, empresa do Grupo Brookfield responsável pelo empreendimento comercial localizado ao lado do empreendimento. A construção estará a cargo da Construtora Telar, por meio de um contrato firmado entre as duas empresas. Os custos da construção pelas empresas privadas são previstos em R$ 60 milhões.

    A estação será doada ao Governo do Estado de São Paulo, e a CPTM será responsável pela operação e manutenção do local.

    “A futura Estação João Dias, construída a partir de uma parceria com a iniciativa privada, não beneficiará apenas as pessoas que trabalham no empreendimento, mas também levará mais opções de mobilidade a todos que circulam pela zona sul de São Paulo”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

    Caberá à CPTM avaliar quais intervenções serão necessárias no trânsito, bem como na própria Linha 9, que futuramente terá a via férrea e a rede aérea remanejadas no trecho onde as plataformas da nova estação serão construídas.

    O prazo previsto de execução da obra é de 31 meses. A demanda estimada é de cerca de 10,5 mil usuários por dia útil.

    Pelo projeto executivo, a estação terá uma entrada dentro do empreendimento da Brookfield Properties (onde possui duas torres corporativas) e uma entrada principal na pista local da Marginal Pinheiros. A nova estação contará com edifício principal, passarela de acesso à plataforma central e terá escadas rolantes, fixas e elevadores, garantindo acessibilidade a todos.

    Fonte: CPTM

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous