Melhorando a experiência do transporte, um campus de cada vez
No ano passado, o Gongo abordou iniciativas de parcerias universitárias nas cidades mexicanas de Guadalajara e Puebla. No entanto, o Programa Universitário do Moovit não se limitou apenas à América Latina. Houve uma recente onda de programas conjuntos nos EUA e na Europa. Este mês, gostaríamos de destacar um desses programas realizado na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
Para o “Dia de Maryland”, em 29 de abril de 2017, os alunos do Clube da Geografia da Universidade juntaram forças com o Moovit em um “mapathon” para adicionar o serviço de traslado local da universidade no aplicativo. Isso faz com que os alunos tenham uma experiência de viagem simplificada e mais tranquila, integrando o transporte público tradicional e o privado. Para se prepararem para o evento, os membros do Clube de Geografia e do corpo docente participaram de uma sessão de treinamento para aprender a usar o Editor. No Dia de Maryland, os alunos se concentraram no mapeamento do sistema de shuttle-UM da Universidade e na atualização dos dados sobre serviços reduzidos dos ônibus municipais de Maryland durante as férias com uma combinação de informações disponíveis dos serviços do Departamento de Transportes e experiências próprias.
Zachary, um aluno do curso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), mapeou o trajeto e as paradas da Linha Verde do traslado da Universidade. Ele até salientou o quão simples foi o processo e que qualquer um poderia se envolver: “Ninguém precisa ter especialização em SIG para fazer isso”, disse ele. Zachary também conta: “Foi muito divertido trabalhar com outros alunos para melhorar nosso sistema de transporte daqui”.
Shannon, aluna de pós-graduação de Desenvolvimento Internacional e membro do conselho do Clube de Geografia, diz que usa transporte público com frequência, mas admite que é frustrante ter que ficar conferindo mais de um aplicativo para saber os horários dos diferentes sistemas de transporte. “Seria muito mais fácil abrir meu telefone e ver – OK, o traslado da Universidade chega em 10 minutos, ou posso pegar o J-4 em três minutos”, disse Shannon. “[Moovit] também lhe dá uma melhor compreensão de onde os ônibus fazem o embarque e desembarque de passageiros porque isso é montado pelos próprios membros da comunidade” ela elaborou.
O Mapathon dos Mooviters na Universidade de Maryland foi coberto pela premiada rede MTVu da MTV no campus. Confira aqui o segmento que está sendo transmitido para cinco milhões de estudantes universitários por todos os EUA no canal da MTVu. Você acha que seus colegas e professores da escola ou universidade poderiam se beneficiar de uma melhor experiência de transporte público? Visite a página do Programa Universitário do Moovit para saber mais.