A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) deu início à reforma na acessibilidade de 11 estações operacionais: 102 Sul, 108 Sul, 112 Sul, Guará, Centro Metropolitano, Ceilândia Sul, Guariroba, Ceilândia Centro, Ceilândia Norte e Ceilândia. Essa era uma demanda antiga dos usuários com dificuldade visual e de locomoção.
Serão realizados os seguintes serviços, dependendo das necessidades locais: instalação de sinalizações táteis e visuais direcionais ou de alerta nos pisos; instalação de sinalização tátil e visual para os degraus das escadas; instalação de corrimãos e guarda-corpos; e implantação de sinalização tátil e visual nos corrimãos, com caracteres em relevo e em Braille.
A Estação 114 Sul, que recebeu os primeiros ajustes em obras de acessibilidade, em setembro do ano passado, é considerada “estação-piloto”. Nela, serão realizados os últimos ajustes nos revestimentos internos e a complementação de guarda-corpos.
“A atualização das normas técnicas de acessibilidade leva o Metrô de Brasília a buscar continuamente melhorias nos aspectos que garantam a mobilidade às pessoas com deficiência, com respeito, inclusive, ao que dispõe a Convenção da ONU sobre o Direito das Pessoas com Deficiência”, afirma o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.
Compartilhe agora com seus amigos