Nos dias 16 e 17 de dezembro, a Arena Fonte Nova vai receber a 19ª edição do Festival de Verão, uma das festas mais esperadas da Bahia. Para atender ao público do evento, o Metrô de Salvador vai ampliar o seu funcionamento, já que é uma opção de deslocamento rápido, seguro e de fácil acesso ao local do festival. A operação será estendida até as 2h da manhã, para embarque na Estação Campo da Pólvora, que fica a cerca de 400 metros da arena. As demais estações estarão abertas após a meia-noite somente para o desembarque de passageiros. O esquema especial de transporte público também contará com funcionamento ampliado de alguns terminais de ônibus. Os de Mussurunga e Acesso Norte, administrados pela CCR Metrô Bahia ficarão abertos até uma hora após o término do funcionamento do metrô. Já o Terminal de Ônibus Pirajá, fecha à 1h da manhã.
Para garantir a segurança dos usuários, a CCR Metrô Bahia também reforçou o seu quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) nos dias do festival. A equipe treinada para atuar em eventos de grandes públicos estará de prontidão nas estações e nos terminais. Além disso, os usuários vão contar com um reforço do policiamento nas áreas de acesso e entorno do evento, com o apoio do Comando de Operações da Policia Militar – COPPM. O sistema metroviário conta com cerca de 1.500 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que realiza o monitoramento contínuo das estações, trens e áreas de acesso. O controle de situações inesperadas é reforçado pela transmissão de imagens de parte dessas câmeras para o Centro de Informação e Comunicação (CICOM), da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Dica de viagem
Para evitar filas e garantir a integração do metrô com os ônibus, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. A tarifa é de R$ 3,60. Quem já tem o cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga nas bilheterias das estações em operação ou nas máquinas de autoatendimento disponíveis nas estações Lapa, Campo da Pólvora, Acesso Norte, Rodoviária e Brotas. O cartão avulso, que dá direito à uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente em qualquer bilheteria.
Guia do usuário do metrô
Para viajar tranquilo, o usuário do metrô deve ficar atento às orientações, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.197, que proíbe:
- Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;
- Consumir bebidas alcoólicas;
- Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;
- Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;
- Transgredir as instruções da concessionária transmitidas pelos colaboradores, pela comunicação visual existente ou pelo sistema de sonorização;
- Praticar qualquer ato de que resulte embaraço ao serviço ou que possa acarretar perigo ou acidente;
- Ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;
- Colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens;
- Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;
- Utilizar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.
Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020.
SERVIÇO:
Horário de funcionamento: Estação Campo da Pólvora funcionará para embarque até as 2h | Demais estações funcionam após meia-noite somente para desembarque | Terminais de Ônibus Mussurunga e Acesso Norte funcionam até uma hora após o término do funcionamento do metrô | Terminal de Ônibus Pirajá funciona até à 1h
Quanto custa: A passagem de metrô custará o mesmo valor que é praticado atualmente: R$ 3,60. Também será possível fazer a integração entre metrô e ônibus urbano ou metropolitano, pagando apenas uma passagem, com a utilização dos cartões CCR, SalvadorCARD e Metropasse.
Acessibilidade: As estações e trens são totalmente acessíveis com rampas, escadas rolantes, elevadores, rota tátil, sanitários – inclusive para Pessoas com Deficiência – e atendimento com agentes habilitados para condução e total apoio às pessoas com mobilidade reduzida.
Fonte: CCR Metrô Bahia
Compartilhe agora com seus amigos