Programa Universitário do Moovit

July 27, 2017

    Moovit Uni Program RESIZED

    Uma nova abordagem para melhorar a mobilidade urbana

    O Programa Universitário do Moovit começou há dois anos como parte de uma estratégia abrangente para expandir o serviço a novas regiões e fomentar a Comunidade Mooviter. Muitas cidades não possuem informações digitais sobre as suas redes de transporte público. Para ajudar algumas dessas cidades, o Moovit foi criativo.

    Transformando desafios em oportunidades

    Anette Mitrani, Gerente de Operações do Moovit desde 2014, queria encontrar uma maneira de melhorar a mobilidade no México, seu país de origem. Grande parte do sistema de transporte do México não é controlado por agências oficiais de transporte, mas sim por proprietários de ônibus independentes que solicitam permissão ao governo para operar em áreas urbanas e rurais. Muitos ônibus não rodam com uma programação que pode ser encontrada online, ou não possuem paradas de ônibus propriamente definidas. Para acessar esses dados e disponibilizá-los no Moovit para outros usuários, o Moovit capacita os integrantes da comunidade que mais se beneficiarão com o mapeamento. As universidades do México se tornaram o foco do trabalho da Anette. Ela desenvolveu um programa que ensina os alunos a mapear sistemas de transporte no Editor, a ferramenta proprietária do Moovit para que Mooviters mapeiem suas cidades, e o integrou a cursos universitários. A Anette administra os programas de forma remota, recebendo apoio educacional e logístico das universidades.

    Reconhecendo o valor potencial, as universidades incluíram o Moovit aos seus currículos. O primeiro programa foi realizado em Puebla, no México, em 2015, e expandiu-se para outras universidades do México e para outros países, incluindo a Grécia.

    Desenvolvendo um programa bem-sucedido

    O primeiro curso no México em 2017 foi o “Seminário de Tópicos de Engenharia em Transporte” da Universidade UPIICSA (IPN). O segundo foi “Modelos de Substituição e Manutenção”. Aproximadamente 60 alunos participaram dos dois. Os alunos andaram com frequência nas linhas de ônibus para adquirir a informação mais precisa – um sinal claro de compromisso com a missão.

    Cada programa teve elementos únicos. Por exemplo: o desenvolvimento do recurso de mapeamento pelo próprio celular, melhorou significativamente a capacidade dos alunos de mapear linhas enquanto estavam dentro do ônibus. Isto aumentou a precisão e facilitou o mapeamento.

    Medindo o sucesso

    Durante o programa, os alunos mapearam mais de 550 novas viagens no Editor em 2017. Estes dados altamente especificados não existem em nenhum outro lugar, nem mesmo o governo os possui. As estimativas mostram que 20 milhões de pessoas na Zona Metropolitana do Vale do México (ZMVM), incluindo turistas, podem se beneficiar dessa colaboração.

    O crescimento e o engajamento da comunidade são outros indicadores de que o programa foi bem-sucedido. Alguns formandos continuaram ajudando a melhorar a qualidade dos dados oficiais das empresas locais de transporte.

    Além dos quantificáveis, existem subprodutos intangíveis que são cruciais para garantir que o programa tenha um efeito que ultrapasse sua duração: incentivar o engajamento cívico, incutir um senso de orgulho da comunidade e desenvolver a consciência da sustentabilidade urbana. Como afirmou uma chefe de departamento, “o que você vivencia é o que significa ser um cidadão do mundo… A questão da mobilidade está envolvida com a qualidade de vida, está ligada aos direitos civis e também a questões ambientais e de sustentabilidade. Este é um exercício “glocal”, realizado localmente para ter um impacto global” (Silvia Figueroa, Chefe de Departamento do Tecnológico de Monterrey, Campus de Guadalajara).

    Planos para o futuro

    Esses primeiros programas fornecem um modelo que pode ser replicado em outros países. A Anette e a Equipe Moovit planejam expandir esses programas para outros países onde o acesso aos dados do transporte apresenta desafios semelhantes. Além disso, ela espera desenvolver a qualidade dos dados coletados. O Programa Universitário demonstra o compromisso do Moovit em melhorar a mobilidade além do alcance de qualquer outro aplicativo de transporte.

    Matéria no 20 Minutos

    Estudo de caso do Programa Universitário

    Na imprensa

     

    Previous