O Dia Mundial da Limpeza contará com ações em vários pontos da cidade
O próximo dia 15/9 (sábado) será de mobilização por um planeta mais limpo. Natal está entre as 274 cidades, em 150 países, com atividades pelo Dia Mundial da Limpeza. Na capital potiguar serão 10 pontos com presença de voluntários para trabalhos de educação ambiental e limpeza. No Estado, cerca de duas mil pessoas já se inscreveram através do site: https://www.worldcleanupday.org/get-involved/
A concentração nos pontos tem início às 8h e a execução das atividades a partir das 9h.
A ação mundial é coordenada pela “World Clean Up Day”, que em Natal, é representada por Nayara Azevedo, coordenadora do evento no Estado. Ela explica que O “World Clean Up Day”, surgiu na Estônia há 10 anos, quando 4% de sua população saiu de seu conforto para limpar resíduos ilegalmente depositados nas ruas do país.
Depois disso, surgiu a ideia de um movimento civil chamado “Let’s do it, world!”, que foi ganhando apoio em diversos países e hoje tem atividades em 150 nações, com ações constantes de limpeza e educação ambiental, visando conscientização da população sobre a importância do meio ambiente e hábitos saudáveis para o planeta.
A organização no Rio Grande do Norte tem dois mil voluntários inscritos, 10 pontos de atividades programadas, sendo que oito deles já foram definidos para concentração das turmas:
1) Redinha, em frente ao letreiro;
2) Redinha, próximo ao mercado;
3) Praia do Forte, na subida da Ponte Newton Navarro;
4) Praia do Meio, Monumento da Bíblia, em frente ao terminal de ônibus em Brasília Teimosa;
5) Praia do Meio, nas proximidades do Pâmpano Clube;
6) Praia de Miami, relógio do sol
7) Ponta Negra, Hotel Manary
8) Ponta Negra, estacionamento próximo ao morro do careca
Nos próximos dias, de acordo com informações dos organizadores, os últimos dois pontos serão divulgados. Existe apenas a definição que os locais serão distribuídos ao longo da Via Costeira. As parcerias para o Dia Mundial da Limpeza 2018 são com órgãos públicos, privados e ONGs. Em Natal, as parcerias públicas são com a Cocamar, e com a Prefeitura (SECOM, SEMURB, URBANA, GMN, STTU, SETUR).
Além da inscrição através do https://www.worldcleanupday.org/get-involved/ onde o voluntário pode pesquisar o local onde deseja participar da ação, o contato pode ser feito via direct do Instagram no perfil @diamundialdalimpezan – e lá é possível encontrar o time de limpeza mais próximo.
Parque da Cidade também realiza ações
O Parque da Cidade, Dom Nivaldo Monte também marcará presença no Dia Mundial da Limpeza (#worldcleanupday2018). As ações na Área de Proteção Ambiental tiveram início já na segunda-feira (10/09) e culminam com a programação do sábado (15/09), quando o Setor de Manejo Ambiental e o Centro de Educação Ambiental do Parque da Cidade realizam, em parceria com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e o Centro Estadual de Educação Profissional Professor João Faustino (CEEP), trabalhos de limpeza, pintura e educação ambiental.
Três áreas foram eleitas como prioritárias: o entorno do Parque nos bairros Cidade Nova e Pitimbu e o antigo Horto Pitimbu. À Urbana caberá os serviços de limpeza e manutenção, pintura de meio fio e coleta de lixo na área do entorno do Parque da Cidade, mais precisamente na rua que dá acesso ao Parque, em Cidade Nova e Rua Abreu e Lima, no bairro Pitimbu. Já os alunos participarão, junto com funcionários do Setor de Manejo Ambiental, da coleta de lixo recicláveis e residuais na área do antigo Horto Pitimbu.
Para a atividade de limpeza, foi realizado um levantamento dos pontos críticos e palestras de conscientização junto aos estudantes dos cursos de Meio Ambiente e de Nutrição do CEEP. “Na verdade, nós já fazemos esse trabalho de conscientização e de preservação do meio ambiente em nossas atividades normais quando recebemos visitantes ou quando vamos fazer alguma visita pedagógica nas escolas ou outros eventos”, explica Jamila Lorena Pereira Brasil, coordenadora do Centro de Educação Ambiental do Parque da Cidade.
O Setor de Manejo Ambiental e a Urbana já fazem um trabalho preventivo regularmente dentro da área do Parque da Cidade e na ZPA-01, no seu entorno. Os funcionários recolhem o lixo, colocam placas de orientação e fazem a fiscalização diária em conjunto com a Guarda Ambiental para coibir o despejo de lixo e as invasões imobiliárias. “O nosso objetivo com essa ação é reforçar o trabalho que já realizamos normalmente e intensificar a conscientização de preservação do meio ambiente”, ressalta o chefe do Setor de Manejo Ambiental, Uilton Campos.
A participação dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissionalizante será importante para o Parque da Cidade e para eles como cidadãos e como futuros profissionais que atuarão na área ambiental. Os alunos, coordenados pela Professora Marília Gomes Teixeira, que é bióloga e mestra em Ecologia pela UFRN, já participam de várias atividades no Parque da Cidade, dentro da grade extracurricular. “Acredito que a participação dos alunos será uma ótima oportunidade de sensibilizá-los quanto a problemática de disposição inadequada dos resíduos na Unidade de Conservação, além de envolvê-los à realidade socioambiental do bairro onde eles estudam”, comemora a professora.
A ação é considerada de extrema importância para a APA. “O dia mundial da limpeza é uma ótima oportunidade para a Unidade de Conservação e de Proteção Integral do município de Natal fortalecer a importância da educação ambiental para instituições de ensino”, disse o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora.
Fonte: Prefeitura de Natal
Compartilhe agora com seus amigos! 😉