Mais uma rota cicloviária é entregue para Campinas. O traçado Garcia – Aurélia foi apresentado na manhã de quarta-feira, 22 de maio. A nova rota para bicicleta tem 1,7 km. Além de proporcionar a ligação da avenida Transamazônica até o Jardim Aurélia, ela também possibilita a integração com a ciclovia “José Simari Ferreira”, que possui 1,3 km de extensão. Essa ciclovia está no canteiro central da avenida Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.
“As ciclovias são para mobilidade urbana, para transporte, para lazer, para esporte. Elas proporcionam mais qualidade de vida. As últimas ciclovias que estamos entregando estão interligando, unindo, ciclovias que já existem com os novos trechos. Estamos ampliando a malha cicloviária em Campinas”, afirmou o prefeito.
Agora Campinas atinge 104,08 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas). Na semana passada, no dia 15 de maio, foi entregue a Rota Cicloviária Florence II – Pirelli, com 1 km. Para os próximos dias, ainda dentro do mês de maio, está prevista a entrega da Ciclovia Vila União, que tem 3,4 km.
A entrega da Garcia – Aurélia faz parte das ações de comemoração dos 250 anos do município. Também integra as atividades do Movimento Maio Amarelo 2024, que neste ano tem o tema “Paz no trânsito começa por você”.
O principal objetivo de aumentar a malha cicloviária do município é criar um sistema de transporte sustentável e econômico, que contribua com o meio ambiente e a saúde dos cidadãos. Também ampliar o uso da bicicleta, garantindo ao ciclista condições de segurança e conforto. E interligar a rede existente, com trechos que possibilitem a conectividade entre as rotas; e a integração com o transporte público coletivo.
Garcia – Aurélia
A nova rota cicloviária tem 1,70 km; e interliga os bairros Jardim Garcia e Jardim Aurélia. Ela começa no entroncamento das avenidas Transamazônica com Padre Manoel de Nóbrega.
Segue pela Padre Manoel de Nóbrega, Agenor Topinel, cruza o Ribeirão Piçarrão e passa por baixo da Rodovia Anhanguera (SP-330).
A partir daí, segue pela avenida Padre Gaspar Bertoni, chegando à rua João Silveira Bello. A via João Silveira Bello ficou com sentido único de circulação, a partir de 26 de abril, entre as avenidas Padre Gaspar Bertoni e Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, justamente por conta da nova rota cicloviária, que fica no lado esquerda da via.
A nova rota cicloviária termina na avenida Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, interligando com a ciclovia “José Simari Ferreira” (1,3 km), que fica no canteiro central da via.
Domingo tem Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul
A partir do próximo domingo, dia 26 de maio, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reativa a Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul. O espaço será operacionalizado todos os domingos e feriados, no período das 7h às 12h. A Ciclofaixa de Lazer está dentro da tradicional “Operação Lagoa”, que também é realizada aos domingos e feriados, no período das 7h às 13h.
O trajeto interliga a ciclovia da avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), ao Parque Portugal (Taquaral) e à Praça Arautos da Paz. A pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado fica aberta para as atividades de lazer; e fechada para o tráfego de veículos.
Trajeto
Saindo da Lagoa do Taquaral, os ciclistas seguem para a Norte-Sul pela rua Duarte Coelho. Depois, pelas pistas internas das avenidas Júlio Prestes e José de Souza Campos, até a altura da rua Oriente.
A partir deste ponto, os ciclistas acessam a ciclovia Norte-Sul, no canteiro central da via, com 1,3 km de extensão, até a rua Gustavo Armbrust. No fim da ciclovia, é possível realizar o retorno para o sentido contrário.
Somando ida e volta, são 12 km de rota para ciclistas. A estimativa é de que a Ciclofaixa de Lazer receba de 100 a 150 ciclistas por dia.
Operação e Educação
No domingo (26), ao longo do percurso da Ciclofaixa de Lazer, agentes da Emdec atuam para monitorar e canalizar o trânsito com cones; além de orientar a população.
A sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de solo) é revitalizada pela Emdec. Faixas foram instaladas na região, para informar a população sobre a novidade; assim como mensagens são veiculadas em painéis eletrônicos disponíveis na Norte-Sul.
Também para promover a conscientização de motociclistas e motoristas sobre o respeito ao compartilhamento das vias com os ciclistas, a área de Educação da Emdec estará presente no local, no primeiro dia de funcionamento da rota, com abordagem educativa e para disseminar o estímulo à cultura de paz no trânsito.
Fonte: Emdec