Back

Novo Cartão do Passe Livre Estudantil - Cadastramento até o dia 30 de abril

February 21, 2023

    O Governo de Goiás está implantando mudanças no sistema de fornecimento de créditos do programa Passe Livre Estudantil – PLE – visando aprimorar o atendimento aos estudantes que utilizam o benefício. Desde janeiro de 2023, o formato de repasse dos valores das passagens custeadas pelo Estado às empresas prestadoras do serviço, em Goiânia e região metropolitana, passa a imprimir mais agilidade e eficiência ao programa. Em Anápolis, não haverá alterações, já que o contrato com a empresa local é distinto.

    Um novo processo de cadastramento e recadastramento está aberto para atender o calendário de 2023, como ocorre anualmente, e o novo cartão, com uma tecnologia mais avançada, está sendo fornecido com créditos já liberados. O período de cadastramento e recadastramento, para garantir o benefício do PLE, em 2023, vai até o dia 30 de abril de 2023.

    Apenas os alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG) terão os cartões renovados automaticamente, já que as instituições de ensino ainda não concluíram o ano letivo de 2022. Eles receberão um e-mail a partir do dia 10 de janeiro informando a data e o local da retirada. Somente aqueles que ingressarem em 2023 precisam aderir ao sistema, se quiserem usufruir dele.

    Para alunos de Goiânia e região Metropolitana, o procedimento é realizado pelo site da Juventude Goiás. Se aprovado, o estudante é informado por e-mail e o cartão estará à sua disposição em até 15 dias, contados a partir da data em que fez a adesão, em uma unidade do Vapt Vupt. A retirada deve ser agendada pelo site Vapt Vupt. Os cartões já serão entregues com créditos.

    O Passe Livre Estudantil dá direito a 48 viagens por mês para deslocamento do estudante, de casa à instituição de ensino, considerando a ida e a volta. O saldo do cartão não é cumulativo. Dessa forma, se o estudante não utilizar todos os créditos, no mês seguinte será creditada apenas a diferença para completar as 48 viagens. O número creditado leva em consideração os dias letivos de cada mês, conforme repassado pelas instituições de ensino.

    A cobertura de atendimento abrange Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

    GOIÂNIA

    Para estudantes de Goiânia e Região Metropolitana o cadastro (para quem nunca foi beneficiário) e recadastro (Para quem já é beneficiário) é realizado pelo site Juventude.
    Após a aprovação da solicitação, o cartão do novo beneficiário será confeccionado em até 15 dias . Quando pronto, um e-mail de confirmação será enviado, e o cartão deverá ser retirado pelo estudante na Unidade do Vapt-Vupt escolhida no momento da inscrição. A retirada do cartão deverá ser agendada pelo site do Vapt Vupt.
    O sistema permanecerá aberto somente para sanar pendências de documentações até 31 de maio 2023

    ANÁPOLIS

    Para estudantes de Anápolis, o CADASTRO deverá ser realizado presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, que está localizada na Sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes em Anápolis, sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206.
    É necessário levar cópias: CPF, RG, Comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4.
    Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de 7 (sete) dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na Rua Tonico de Pina, no Setor Central.
    Vale lembrar que, em Anápolis, todos os contemplados pelo passe livre devem fazer a ativação do benefício junto ao Governo, nas unidades do Vapt-Vupt do município.
    Agendamento pelo site do Vapt Vupt.
    Para RECADASTRO o estudante deverá procurar sua Instituição de Ensino que será responsável por enviar à solicitação a URBAN.

    Fonte: Governo de Goiás e Juventude

    Previous