Depois de quase 2 anos de tramitação, foi aprovado, nesta quarta-feira dia 15 de agosto, o projeto do vereador Fábio Zander referente a criação de uma frota de ônibus exclusiva para mulheres – a frota Ônibus Rosa. O texto foi ratificado em segunda e última votação e seguirá agora para a sanção ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB).
A porcentagem e horários de veículos serão estabelecidos pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC -RMTC), não podendo ser inferior a 30% da totalidade da frota. O serviço será oferecido de segunda a sexta-feira, nos horários de pico: entre 5 horas e 8 horas; 11 horas e 14 horas e entre às 17 horas e 20 horas.
Zander também estabeleceu algumas normas para o funcionamento como, por exemplo, a proibição de passageiros do sexo masculino, com exceção de crianças e adolescentes de até 14 anos, acompanhadas de um responsável. Os motoristas da frota também terão de ser do sexo feminino. Os ônibus usados para atender a frota serão os mesmos, com a excessão de que os selecionados terão um adesivo especial na faixada do veículo, sinalizando o atendimento especial para mulheres. Além disso, nos horários estabelecidos, esses ônibus terão um aviso em seu letreiro. Fora dos horários de pico, os ônibus funcionarão normalmente.
O vereador agradeceu o apoio dos colegas e enfatizou o “alto alcance social” do projeto, já que, segundo ele, capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Madri e Roma adotam este modelo de transporte. “É fundamental ao poder público oferecer segurança para as mulheres que andam de ônibus, que são muitas vezes assediadas e desrespeitadas em seu direito de ir e vir. A Câmara, portanto, dá um importante passo rumo na defesa dos direitos femininos”.
Compartilhe agora com seus amigos! 😉