A Prefeitura do Rio montou uma operação especial para os shows da Taylor Swift que serão realizados no Estádio Nilton Santos nos dias 17, 18 e 19 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo). O Centro de Operações Rio, a CET-Rio, a Guarda Municipal, a Secretaria de Ordem Pública e a Comlurb farão ações especiais e contarão com um efetivo de 721 agentes. A principal recomendação ao público do evento é que utilize o transporte público para o deslocamento (trem e metrô), pois as vias estarão bloqueadas à circulação de veículos e em todo o entorno do estádio estará proibido o estacionamento.
Nos três dias de evento, o MetrôRio vai estender o horário de embarque na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). As demais estações funcionarão normalmente das 5h à meia-noite, na sexta e no sábado; e das 7h às 23h, no domingo, e, depois desse horário, ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.
Da Estação Central do Brasil, partirão viagens de trem diretas para a Estação Olímpica do Engenho de Dentro. Na sexta-feira (17/11), os trens sairão da plataforma 4, com intervalos de 40 minutos entre 15h30 e 18h50. No sábado (18/11) e no domingo (19/11), os trens também sairão da plataforma 4 da Central do Brasil para a Estação Olímpica Engenho de Dentro, com intervalos de 30 minutos entre 16h e 19h.
ESTAÇÕES DA SUPERVIA
Após o show, as estações da Supervia estarão abertas para desembarque, com exceção da Estação Olímpica do Engenho de Dentro que funcionará até as 0h30 para embarque. Haverá viagens com trens paradores e outras diretas para a Central. A estação da Praça da Bandeira não estará disponível para desembarque. Para Santa Cruz, as viagens serão paradoras nas estações do ramal Deodoro. As viagens no sentido Japeri terão paradas em Madureira e demais estações do ramal. Mais informações no site da concessionária.
Além do metrô e trens, os cidadãos também poderão chegar ao estádio por meio das seguintes linhas de ônibus:
1 – Linhas que passam pela Av. Amaro Cavalcanti (sentido Cascadura) e pela Rua Daniel Carneiro (sentido Centro)
383 Praça da República x Realengo
606 Rodoviária x Engenho de Dentro
SV606 Rodoviária x Engenho de Dentro (via Boca do Mato)
636 Saens Peña x Merck
238 Água Santa x Castelo
2 – Linhas que passam pela Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Centro, nas proximidades da Rua Henrique Scheid) e pela Rua Piauí (sentido Cascadura)
638 Saens Peña x Marechal Hermes
639 Saens Peña x Jardim América
669 Pavuna x Méier
3 – Linhas que passam pela Av. Dom Hélder Câmara (sentido Centro e sentido Cascadura), nas proximidades da Rua Henrique Scheid
265 Marechal Hermes x Castelo
SP265 Marechal Hermes x São Cristóvão
296 Irajá x Castelo
298 Acari x Castelo
371 Praça Seca x Praça da República
457 Abolição x Copacabana
624 Praça da Bandeira x Mariópolis
SV624 Praça da Bandeira x Mariópolis (via Guadalupe)
650 Marechal Hermes x Engenho Novo
678 Vila Valqueire x Méier
688 Pavuna x Méier
692 Méier x Alvorada
917 Bonsucesso x Realengo
SV917 Bonsucesso x Realengo (via Rua Marina)
4 – Linhas que passam pela Rua Piauí e pela Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Centro, nas proximidades da Rua Henrique Scheid)
623 Penha x Saens Peña (via Túnel Noel Rosa)
627 Inhaúma x Saens Peña
5 – Linha que passa pela Rua Piauí e pela Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Cascadura, nas proximidades da Rua Henrique Scheid)
651 Méier x Cascadura
6 – Linha que passa pela Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Centro, nas proximidades da Rua Henrique Scheid)
652 Méier x Cascadura
7 – Linha que passa pela Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Cascadura, nas proximidades da Rua Henrique Scheid)
687 Pavuna x Méier
*Todas as linhas acima mencionadas deverão respeitar os desvios planejados pela CET-Rio
Fonte: Centro de Operações Rio