Agora, metrô abre nos feriados
Com a ampliação do horário de atendimento, desde 15/5, todas as estações do metrô estão abertas diariamente das 5h à meia noite, inclusive nos finais de semana e feriados.
Aberto até meia-noite, o metrô se torna opção de transporte seguro, rápido e confortável, para estudantes e universitários, usuários que estão em seu lazer noturno e trabalhadores que saem do serviço após as 22h.
Também no dia 15/5 a frota ganhou cinco novos e modernos trens, reduzindo o intervalo para 6 minutos nos horários de pico dos dias úteis. O tempo de percurso de metrô de Pirajá a Lapa é de, apenas 17 minutos.
Sistema Ferry-Boat conta com sete embarcações no feriado + funcionamento sem interrupção, de hoje para amanhã
A Internacional Travessias Salvador informa que sete embarcações estarão à disposição dos usuários para a travessia Salvador/Ilha de Itaparica entre os dias 25 e 30 de maio por ocasião do feriado de Corpus Christi. O sistema estará preparado para rodar sem interrupção de quarta (25) para quinta-feira (26), e de domingo (29) para segunda (30). A empresa estima um movimento equivalente ao mesmo período do ano passado, totalizando o transporte de 72.297 passageiros e 12.642 veículos nos dois terminais, nos seis dias. Neste período, além das viagens regulares (de hora em hora), saídas extras irão ocorrer sempre que a demanda aumentar, e considerando os momentos de manutenção das embarcações.
Estarão em operação os ferries Agenor Gordilho, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Pinheiro, Rio Paraguaçu e Zumbi dos Palmares. A empresa disponibilizou um total de 7.190 vagas no serviço de Hora Marcada, com 30 vagas por horário. Esse número sobe para 50 vagas por horário, entre 1h e 5h da manhã das madrugadas de quinta e segunda-feira, dias 26 e 30 de maio, nos dois terminais. O número total de vagas de hora extra na Hora Marcada é de 470 vagas.
Para a operação especial de feriado, a Internacional Travessias Salvador conta com o apoio da Polícia Militar, incluindo tropas da Rondesp (Rondas Especiais). Para auxílio no controle do trânsito, darão suporte a Guarda Municipal e a Polícia Rodoviária, no Terminal de Bom Despacho, e a Transalvador, no Terminal de São Joaquim. A empresa conta ainda com apoio do SAMU e da Vara da Infância e Juventude de Vera Cruz.
Eventos religiosos alteram tráfego em quatro bairros nesta quinta (26)
Eventos religiosos provocam alterações do tráfego, nesta quinta-feira (26), feriado de Corpus Christi, nos bairros do Engenho Velho da Federação, Plataforma, Centro Antigo e São Caetano. Em todos os eventos, haverá monitoramento da Transalvador e o acesso de moradores será permitido mediante comprovação de endereço.
Procissão de Corpus Christi – Entre 5h e 8h, estará proibido o estacionamento e a circulação de veículos no Terreiro de Jesus, para a realização da Procissão de Corpus Christi. O tráfego na área do Centro também será progressivamente interditado a partir das 8h, somente na faixa da direita da Rua da Misericórdia, Praça Thomé de Souza / Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Av. Sete de Setembro, com chegada no Largo do Campo Grande.
Entre 5h e 11h, o estacionamento será proibido no Largo do Campo Grande, na via que margeia a Praça Dois de Julho, entre o Sheraton da Bahia Hotel e a Rua Forte de São Pedro. No local, o tráfego estará proibido entre 8h e 11h.
Passeata Evangélica – Para a Passeata Evangélica, haverá interdição progressiva do tráfego do Engenho Velho da Federação, a partir das 14h, em somente uma faixa da Rua Apolinário Santana, entre a Av. Cardeal da Silva e o fim de linha do Engenho Velho da Federação.
3º Marcha para Jesus – Em Plataforma, haverá também interdição progressiva do tráfego, a partir das 15h, em apenas uma faixa da Rua dos Ferroviário, com saída da Igreja Universal, seguindo para a Rua Chile, Rua Laurindo Cerqueira. O encerramento da 3ª Marcha para Jesus será com a chegada da ao fim de linha do bairro.
1º Arrastão Gospel – Para o evento, o tráfego também será progressivamente interditado, a partir das 16h, na Estrada de Campinas, em São Caetano, entre o Largo da Geral e o Supermercado Todo Dia.
Foto: André Machado / CNBB