Paralisação

Paralisação

March 15, 2017

    Nesta manhã de quarta-feira, 15 de março de 2017, metrô e ônibus não estão operando em São Paulo, com exceção das linhas 4-Amarela (estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista, República e Luz), 5-Lilás do metrô e alguns trechos das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha.

    Todas as linhas da CPTM e alguns micro-ônibus (lotação) circulam pela cidade.

    Os ônibus devem voltar às 8h e a paralisação do metrô deve ser de 24h.

    **Atualização às 06:45 – Trechos do Metrô de SP são liberados para circulação de trens

    O Metrô de SP informou que alguns trechos das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha voltaram a operar por volta das 6h25. De acordo com a companhia, a circulação voltou a funcionar entre as estações Ana Rosa e Luz (linha 1-azul), Ana Rosa e Clínicas (linha 2-verde) e entre Marechal Deodoro a Bresser-Mooca (linha 3-vermelha).

    De acordo com o Metrô, a linha 5-lilás opera normalmente em toda a sua extensão. Já a linha 15-prata continua totalmente fechada. A companhia informou ainda que as estações do trechos liberados foram abertas ao público.

    A linha 4-amarela não foi afetada pela paralisação dos metroviários porque é privatizada.

    FONTE: Folha de S. Paulo

    **Atualização às 09:41h – Ônibus voltam a circular em São Paulo e SPTrans monitora operação em tempo real
    Mesmo com a decisão da Justiça, que determinou que 100% da frota de ônibus operasse na manhã desta quarta-feira, dia 15, o Sindicato dos Motoristas de São Paulo descumpriu a ordem e paralisou parcialmente o serviço durante a madrugada e início da manhã na cidade.

    Apesar disso, 40% da frota operacional saiu às ruas, a maioria ônibus do subsistema local, que leva os passageiros dos bairros até os terminais. A SPTrans preparou um plano de contingenciamento operacional para minimizar o transtorno dos paulistanos com as paralisações previstas na cidade.

    Durante o início da manhã, 240 linhas que normalmente são seccionadas nos terminais de ônibus passaram a ter seus trajetos estendidos até o centro da cidade. Essas linhas percorrem as principais estações da Linha 1 (Azul) e da Linha 3 (Vermelha), atendendo, assim, os ramais Norte-Sul e Leste-Oeste. O plano só foi possível porque 4670 ônibus das empresas do subsistema local estiveram nas ruas nas primeiras horas da manhã, e foi desativado perto das 9h.

    A SPTrans acompanha em tempo real a situação na cidade e poderá ajustar o plano de contingenciamento caso necessário. Desvios de linhas e itinerários poderão ser acionados em locais em que ocorrerem manifestações para garantir transporte coletivo aos usuários. Na Avenida Paulista, por exemplo, 28 linhas irão circular a partir das 14h com itinerários alternativos por conta de manifestação programada para o local. Os ônibus serão desviados, em especial, para a Alameda Santos e a Rua São Carlos do Pinhal.

    Equipes da SPTrans estão nas ruas orientando os passageiros e atuando na fiscalização do serviço.

    Não há, até o momento, registro de ocorrências durante a paralisação dos ônibus e manifestações pela cidade, mas, mesmo assim, a SPTrans solicitou reforço policial às autoridades de segurança pública, caso seja necessário ao longo do dia.

    FONTE: Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

    As medidas tomadas para esta quarta-feira são:

    • Rodízio Municipal de Veículos será suspenso durante todo o dia para os carros. Restrições a caminhões continuam valendo normalmente;
    • Corredores exclusivos de ônibus serão liberados para a circulação de táxis, com ou sem passageiro, e ônibus fretados durante todo o dia;
    • Faixas exclusivas de ônibus serão liberadas para carros até as 12h;
    • Estacionamento em vagas de Zona Azul está liberado durante todo o dia;
    • A circulação de carros será totalmente liberada no Viaduto Plínio de Queiroz durante todo o dia;
    • As faixas reversíveis do período da manhã serão mantidas até as 10h. São elas: Ponte das Bandeiras, Ponte dos Remédios, Radial Leste, Conselheiro Carrão, Ponte do Limão, Ponte da Casa Verde, Ponte João Dias e Ponte do Piqueri.
    • No período da tarde, as faixas reversíveis irão seguir a operação normal.

    FONTE: Prefeitura de São Paulo

    Compartilhe agora com seus amigos

    Disponível no Google Play
    Baixar na app store

    Previous