O Passe Livre Estudantil será liberado para uso neste domingo em razão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes que forem fazer a prova e precisarem utilizar o transporte público terão acesso gratuito pelo sistema.
Normalmente, o cartão é bloqueado fora dos dias letivos. Além da liberação, o Transporte Urbano do Distrito (DFTrans) reforçará algumas linhas de ligação entre as regiões administrativas para quem for à prova fora do local onde mora.
Os ônibus circularão com a escala de domingos e feriados, de 40% da frota, com possibilidade de aumentá-la nos horários de pico, a partir das 12 horas — quando os portões das escolas se abrem para o Enem — e das 18 horas.
“Os estudantes devem chegar com antecedência, pois o trânsito fica congestionado nos arredores dos locais de prova. Após as 13 horas, os portões não abrem novamente”, enfatizou o secretário de Educação, Júlio Gregório.
Escolas que passam por racionamento receberão água de caminhões-pipa.
Neste ano, o Enem será feito em dois domingos seguidos — 5 e 12 de novembro — e não mais apenas em um final de semana. A decisão ocorreu após consulta pública.
No Distrito Federal, haverá 167 pontos de provas, sendo 120 escolas públicas e as quatro unidades do Instituto Federal de Brasília (IFB) cedidas para a aplicação da prova. Ao todo, 125 mil estudantes vão fazer o Enem no DF.
Simulados e aulões na preparação dos inscritos
Com o programa #BoraVencer, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude preparou cerca de 20 mil alunos para o Enem. Foram cinco encontros com aulas de histórias, ciências naturais, matemática e redação.
A expectativa da pasta é que, neste ano, mais de mil estudantes do Distrito Federal passem para universidades públicas com a nota do Enem. No ano passado, 759 conseguiram uma vaga no ensino superior.
A Secretaria de Educação também promoveu um simulado em agosto. O evento contou com a participação de aproximadamente 18 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA).
Um efetivo de 350 policiais militares vai trabalhar na operação de segurança do Enem. As ações começam cedo, com a escolta na distribuição das provas.
“Pela manhã, nossas equipes buscarão as dos Correios e farão juntas a distribuição nas escolas. À noite, acompanharemos o recolhimento e as acompanharemos até o aeroporto”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar do DF, Marcos Antônio Nunes.
Além disso, haverá viaturas nos 167 pontos de prova.
Após a preparação ao longo do ano, a Gerência de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Educação alerta os candidatos para os seguintes pontos importantes:
1- Local de prova
Verifique se a instituição em que fará a prova só tem uma unidade. Muitos estudantes confundem os locais e acabam parando em unidades erradas. É importante consultar o percurso que fará nos dias de aplicação do exame, de acordo com o transporte escolhido. Se puder, visite o local com antecedência.
2- Atenção para os horários
Nos dias do Enem, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, de acordo com o horário oficial de Brasília. Recomenda-se chegar ao local da prova até as 12 horas.
3- Identificação do participante
É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para fazer as provas.
4- Para a prova
O estudante tem que levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Fonte: Agência de Brasília
Compartilhe agora com seus amigos