Aperfeiçoando Portugal

October 31, 2017

    Carlos & Ricardo

    Três histórias, um denominador comum

    Nuno, Ricardo e Carlos são os pilares da Comunidade Mooviter Portuguesa. Suas colaborações com o Moovit foram inspiradas por três incidentes separados, unidos pelo desejo de melhorar o transporte na região.

    Nuno, morador de Almada, baixou o Moovit, notou o botão ”Melhore sua cidade” e se inscreveu para perceber de que forma poderia ajudar. Nuno estava determinado a melhorar a experiência com o transporte público para os usuários da Área Metropolitana de Lisboa. Intrigado, ele tocou no botão do app, que o levou até o Editor, e assim teve início a sua colaboração com o Moovit.

    Ricardo descobriu o Moovit em um momento de necessidade em fevereiro de 2016. Ele não estava familiarizado com as linhas de ônibus que passavam por um hospital onde a sua mãe havia sido operada. Ricardo selecionou o Moovit, dentre 3 ou 4 opções disponíveis na área de Lisboa, para lhe ajudar no planejamento da viagem. Passados alguns meses, Ricardo decidiu explorar o Moovit um pouco mais, até que descobriu que poderia melhorar os dados usando o seu conhecimento local. Atraído pela mesma chamada que o Nuno, ele ingressou na Comunidade Mooviter através do botão “Melhore a sua cidade”.

    Carlos baixou o Moovit sem saber muito sobre ele. Ele gostou do app mas notou certa deficiência de informações na zona da Margem Sul do Tejo, onde ele vive. Como Carlos também desejava melhorar o serviço, ele se juntou à Comunidade. Após entrar em “Melhore sua cidade”, ele deu início à colaboração com o Moovit e os Mooviters da área de Lisboa.

    Não é preciso dizer que o botão “Melhore sua cidade” do Moovit é de grande valia para os 90 milhões de usuários, já que através dele é possível manter os melhores dados do transporte em qualquer lugar.

    O início

    Cada embaixador começou a melhorar os dados na Área Metropolitana de Lisboa, concentrando-se nas principais empresas de transporte, a fim de beneficiar o maior número possível de pessoas. Eles embarcaram na jornada Mooviter independentemente, mas seus caminhos logo se cruzaram. Carlos lembra que quando ingressou no projeto, havia pouca atividade de outros Mooviters na área – Nuno e Ricardo chegaram depois. Motivados uns pelos outros, os três embaixadores começaram a corrigir os dados, atualizar os horários, acertar a localização das paradas e mapear linhas de outras empresas.

    Investindo em Lisboa

    Na opinião de cada embaixador, a maior recompensa é saber que as pessoas viajarão mais facilmente pela região como resultado direto de seus esforços. Quando perguntado sobre o que o inspira a contribuir com o Moovit, Ricardo disse: “Duas palavras: mobilidade urbana. Dar aos usuários o poder de decisão e informar mais opções de deslocamento”. E nós não poderíamos concordar mais. O Moovit fornecendo Mobilidade como Serviço (“MaaS”, na sigla em inglês), resulta em autonomia de mobilidade.

    Nuno vê o potencial do Moovit como um grande agregador de informações do transporte, adicionando uma variedade de serviços como bicicletas alugadas, caronas compartilhadas e serviços de carro sob demanda, melhorando significativamente a experiência de todos com o transporte. No fim das contas, o objetivo é fornecer a maior e melhor informação aos usuários.

    Esse processo pode intimidar alguns, mas é facilitado com a forte rede de suporte que os Mooviters ajudaram a criar. “Os Mooviters sendo conhecedores das cidades e das vicissitudes dos países em que habitam, podem ser uma ponte vital para o desenvolvimento do Moovit nos vários pontos do globo”, disse Nuno.

    Além disso, Nuno, Ricardo e Carlos concordam que a colaboração entre eles, a Comunidade de Lisboa e o Moovit, é uma das partes mais gratificantes de ser um Mooviter. Eles creditam a liderança da Gerente de Operações em países de língua portuguesa, Fe Poretsky, e do Gerente de Operações brasileiro, Erick Araujo, como sendo importante também no desenvolvimento da comunidade, e eles esperam se conhecer pessoalmente um dia.

    Agradecemos pelas suas contribuições em Lisboa e à Comunidade Mooviter, e estamos ansiosos para ouvir mais sobre Portugal!

    Previous