Moovit - Porto Alegre - EPTC

Porto-alegrenses caminham muito até suas paradas de ônibus

March 29, 2017

    A capital tem boa avaliação em estudo da Moovit quando o assunto é espera em paradas de ônibus e tempo de viagem.

    O Moovit, um dos principais aplicativos da área de mobilidade urbana no mundo, divulgou nesta semana o Relatório do Transporte Público 2016. O estudo apresenta bons resultados sobre Porto Alegre quando os quesitos são espera pelo transporte, duração do deslocamento e baldeações no trajeto. No entanto, aponta um ponto fraco no sistema de transporte público da capital gaúcha. Porto Alegre está em segundo lugar, entre as dez cidades brasileiras pesquisadas, em deslocamentos a pé até a estação ou parada mais próxima.

     

    O diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Marcelo Soletti, analisou o relatório e comemorou os resultados positivos. “Acredito que na parte do planejamento de trânsito a situação está indo bem”, comentou.

     

    Em relação aos deslocamentos a pé, Soletti pretende conversar com a Moovit para ter certeza sobre a causa da decisão. Ele diz não acreditar que as paradas possam estar distantes demais das comunidades. “As pessoas tendem a andar mais a pé aqui para pegar a primeira condução. Não seria uma causa financeira porque o segundo ônibus é gratuito. Talvez o motivo seja o tempo de espera pelo veículo”, analisou.

     

    Professora pesquisadora do Laboratório de Sistema de Transporte da UFRGS, Christine Nodari lembrou que a zona rural pode estar puxando esses percentuais. “Deve ter pessoas caminhando 2 km.” Ela cita ainda que há áreas em morros onde os ônibus não conseguem chegar, além dos diversos condomínios. “A pessoa desce do ônibus e ainda tem que caminhar para chegar em casa dentro do condomínio”, afirmou

    Fonte: Metro Jornal Porto Alegre

    Compartilhe agora com seus amigos

    Disponível no Google Play
    app store - br

    Previous