Back

O Metro volta a parar em Arroios

September 21, 2021

    ūüöá METROPOLITANO DE LISBOA ūüöá

     

    “O Metro volta a parar na estação de Arroios, reabrindo uma estação totalmente renovada, mais atual, acessível, bonita e funcional.

    No dia 13 de setembro o Metropolitano de Lisboa d√° por conclu√≠da a empreitada de amplia√ß√£o e remodela√ß√£o da esta√ß√£o Arroios. Esta esta√ß√£o foi encerrada ao p√ļblico em julho de 2017, tendo, desde ent√£o, sido alvo de intensos trabalhos de remodela√ß√£o e de acessibilidade que permitem agora ao Metro abrir as portas de uma esta√ß√£o com capacidade para receber comboios de seis carruagens e dotada de tr√™s elevadores que lhe conferem acessibilidade plena desde os cais de embarque at√© a superf√≠cie (Pra√ßa do Chile).

    A empreitada agora finalizada incluiu, tamb√©m, a remodela√ß√£o dos √°trios (abrangendo a reorganiza√ß√£o dos espa√ßos de apoio √† explora√ß√£o) e a introdu√ß√£o de dois elevadores cais/√°trio/cais e um elevador √°trio/exterior/√°trio.¬† Com a reabertura da esta√ß√£o Arroios, o Metropolitano de Lisboa para a ter 41 esta√ß√Ķes (das 56 existentes) dotadas de acessibilidade plena, o que corresponde a 73,2% da totalidade das esta√ß√Ķes da rede.

    Esta interven√ß√£o vai ainda melhorar a qualidade do servi√ßo na rede para benef√≠cio dos milhares de clientes que diariamente utilizam o Metro de Lisboa, principalmente para os moradores da zona de Arroios, que j√° n√£o ter√£o de se deslocar at√© √†s esta√ß√Ķes Alameda ou Anjos para aceder ao metro. O com√©rcio e os servi√ßos locais v√£o, igualmente, beneficiar com esta reabertura que ir√° revitalizar o movimento da zona. Localizada na Pra√ßa do Chile, a esta√ß√£o Arroios, com os seus quatro acessos, √© uma das principais esta√ß√Ķes numa das freguesias com mais popula√ß√£o na cidade de Lisboa.

    A esta√ß√£o Arroios, agora com o projeto de arquitetura de Paulo Brito da Silva, incluiu a reposi√ß√£o dos pain√©is de azulejos de Maria Keil (originais da esta√ß√£o de 1972) nas paredes laterais dos √°trios, bem como a integra√ß√£o de um painel de azulejos de Nikias Skapinakis, denominado ‚ÄúCortina Mirabolante‚ÄĚ. Esta ultima obra consiste num tr√≠ptico de cer√Ęmica com cerca de 15 metros de comprimento, composto por tr√™s pain√©is de cores quentes e fortes. Trata-se de uma obra invulgar na medida em que foi criada atrav√©s de uma t√©cnica inovadora em que o azulejo √© recortado nas suas mais diversas formas e tamanhos, e posteriormente colado, como se de um puzzle se tratasse.

    Venha redescobrir a estação de Arroios!

    Metro, a linha que nos une √† cidade.‚ÄĚ

     

     

     

    Gostavas de saber se o próximo autocarro ou metro está cheio? Vê essa informação na App, ao clicar numa paragem ou estação! 

    Ajuda outros utilizadores e reporta o estado da lotação do veículo em que encontras. Desta forma outras pessoas poderão ver a capacidade disponível do próximo veículo!

     

     

    Fontes: Metropolitano de Lisboa

     

    Previous