Serviço será em operação assistida, funcionando das 10h até 16h.
A prefeitura informou que o Transporte Aquático SP na Represa Billings será inaugurado no sábado, 11 de maio de 2024, na parte da manhã.
De acordo com o prefeito, o serviço será iniciado de forma experimental na chamada operação assistida, com capacidade menor de pessoas por viagem e em menor horário de funcionamento.
A travessia por embarcações será realizada das 10h até 16h, de forma gratuita, com os agentes da SPTrans monitorando o atendimento aos passageiros, prevendo a ampliação do uso de barcos de forma gradual.
A Prefeitura não tem no momento a projeção do custo até o final do ano com as gratuidades, mas este atendimento será da SPTrans, que assumiu o serviço da gestão das embarcações recentemente.
“Durante o ano inteiro como é operação assistida, durante todo este ano de 2024, não haverá o pagamento”, afirmou o prefeito.
As embarcações contam com ar-condicionado, Wi-Fi, e coletes salva vidas para todos os passageiros, prevendo encurtar a distância percorrida pelos usuários eliminando a “volta” pela represa para chegar até a região da Pedreira e assim acessar linhas de ônibus em direção ao centro da cidade.
O projeto do Aquatico SP prevê inicialmente o funcionamento de linhas de transporte de passageiros ligando regiões da represa e beneficiando mais de 385 mil pessoas que moram na região do Grajaú, Cocaia e Pedreira. O tempo estimado de travessia é de 17 minutos. Atualmente, é de 1h20 com ônibus.
O valor cobrado será o mesmo das passagens de ônibus, R$ 4,40, e permitirá a integração com outras linhas por meio do Bilhete Único.
Fonte: ViaTrolebus, Mobilidade Sampa