Back

Recall de trens da SuperVia afetará toda a região metropolitana

November 18, 2019

    Um defeito de fabricação em série – não corrigido pela fabricante – identificado em 40 trens, a partir desta segunda-feira (18), a SuperVia precisará fazer alterações operacionais em função da necessidade da retirada desses trens de circulação por tempo indeterminado.

    Fique atento para atrasos ou ajustes operacionais não apenas nos trens, mas também em linhas de ônibus que atendem à essas regiões.

    Veja como ficará a operação do seu ramal:

    ⚠️ Ramal Deodoro: operação com trens de 4 carros (anteriormente, eram 8 carros por trem);

    ⚠️ Ramal Santa Cruz: intervalos maiores;

    ⚠️ Ramal Japeri: intervalos maiores ;

    ⚠️ Ramal Saracuruna (trecho Gramacho ↔️ Saracuruna): intervalos maiores;

    ✅ Ramal Belford Roxo: não haverá alteração

    ✅ Ramal Gramacho (trecho Central do Brasil ↔️ Gramacho): não haverá alteração;

    ✅ Extensão Paracambi (trecho Japeri ↔️ Paracambi): não haverá alteração;

    ✅ Extensão Vila Inhomirim: não haverá alteração;

    ✅ Extensão Guapimirim: não haverá alteração.

     

    Operação no MetrôRio

    O MetrôRio vai disponibilizar trens extras para atender a previsão de aumento na demanda no sistema. As estações vão contar também com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança. 

    A concessionária sugere a compra e a recarga, com antecedência, dos cartões Giro ou unitários (ida e volta) para facilitar a entrada dos passageiros no sistema. Passageiros que possuem cartões Visa equipados com a tecnologia contactless ou que usem Apple Pay, Android Pay ou Samsung Pay podem embarcar direto nas catracas identificadas.

     

    Entenda o Caso

    Problemas em série detectados nas caixas de tração (engrenagem que transmite energia do motor para eixo e rodas), obrigaram a SuperVia a retirar 40 trens de circulação. As caixas de tração ainda em fase de garantia de fábrica. Os trens foram entregues e incluídos na operação da SuperVia entre 2014 e 2016 pelo Governo do Estado, que os comprou do consórcio CRRC, empresa chinesa que já promoveu um recall para corrigir o problema, mas sem resolvê-lo. Com o aumento da frequência das falhas, a SuperVia intensificou as vistorias, o que levou à retirada desses 40 trens de circulação por orientação do próprio fabricante chinês. 

    A SuperVia e o poder concedente (Governo do Estado) estão atuando de forma contundente junto aos fornecedores para que o serviço retorne à normalidade o mais rápido possível. As caixas de tração são fornecidas ao Consórcio CRRC pela Voith, empresa alemã.

    A concessionária enviou comunicados frequentes sobre o fato aos fabricantes desde 2016. Como medida paliativa, as empresas fornecedoras promoveram um recall da peça, mas a solução apresentada não alcançou o resultado esperado e não resolveu  o problema. As caixas de tração ainda estão na garantia. A concessionária sempre disponibilizou uma equipe adicional para apoiar os trabalhos de manutenção pelo fornecedor chinês.

    Previous