Recarga do Bilhete Único dentro dos ônibus municipais

June 7, 2016

    Primeiros 334 veículos instalados com máquinas de recarga já estão circulando em todas as regiões da cidade. Novidade será expandida para o restante da frota até o fim do ano.

    A Prefeitura de São Paulo cria mais uma facilidade para os passageiros do sistema de transporte coletivo de São Paulo: começou a funcionar a recarga do Bilhete Único no interior dos ônibus municipais. As máquinas de recarga com a funcionalidade já estão instaladas em 334 ônibus superarticulados rodando em todas as regiões da cidade.

    O novo terminal de recarga está localizado sempre na parte dianteira do veículo, antes do validador (catraca), permitindo que a compra e a recarga do crédito possam ser feitas durante a viagem.

    Para carregar o cartão, o usuário deverá fazer a compra de crédito pelos meios eletrônicos disponíveis (como  no aplicativo do Moovit). Logo após a compra do crédito, basta encostar seu cartão no terminal de recarga para baixar os créditos no bilhete. Quem quiser comprar com dinheiro pode fazê-lo na Loja Virtual da SPTrans, pagar o boleto na rede bancária e aguardar 24 horas para ter liberada a recarga do cartão. No caso dos aplicativos para celular, a disponibilização dos créditos é imediata.

    Os estudantes que possuem passe livre também poderão usar normalmente os novos equipamentos para suas recargas, a exemplo do que fazem atualmente nas máquinas existentes.

    Além de realizar recargas, o equipamento também permite consultar o saldo do cartão. Atualmente, existem 200 equipamentos de recarga operando nas plataformas e acessos dos terminais de integração.

    A Prefeitura está instalando os novos equipamentos gradativamente nos 14.700 coletivos. A previsão é que até o final do ano toda a frota esteja funcionando com o terminal. Atualmente, a SPTrans oferece 8 mil postos para recarga.

    “Estamos criando mais uma facilidade para os usuários do sistema e, também, proporcionando segurança já que diminui, cada vez mais, o uso de dinheiro nos ônibus”, afirma o secretário municipal de Transportes. Atualmente, 94% das passagens são pagas com Bilhete Único.

    Foto: César Ogata/Secom

    moovit_logo_header

    Previous