A partir de amanhã, quinta-feira, dia 22, com a retomada do processo de reabertura gradual de atividades comerciais e de serviços em Belo Horizonte, uma operação emergencial vai reforçar o transporte coletivo municipal nos dias úteis, no horário de pico da manhã (das 4h às 7h50). São oito novas linhas de ônibus com 34 viagens diretas dos bairros para o centro da cidade, sem passar pelas estações de integração Barreiro, Diamante, São Gabriel, Pampulha, Venda Nova e Vilarinho.
O objetivo é reduzir a circulação de pessoas nas estações de integração de Belo Horizonte e a ocupação dos ônibus nesse período de enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Os bairros inicialmente atendidos serão: Independência, Águas Claras, Vila Pinho, Monte Azul, Conjunto Paulo VI, Céu Azul, Rio Branco, Jardim Leblon, Mantiqueira, Nova York e Jardim dos Comerciários. As novas linhas terão o mesmo itinerário e pontos de embarque de linhas alimentadoras já existentes, exclusivamente dentro dos bairros, e seguirão de forma expressa até a área Central. Os pontos de desembarque serão apenas no Centro, na Avenida Amazonas e nas ruas São Paulo e Caetés. Não haverá operação especial no sentido inverso.
Confira a relação das linhas:
• Barreiro – 3011 (linhas de origem 311 e 330) e 3020 (linha de origem 302)
• São Gabriel – 7015 (linha de origem 715) e 8015 (linha de origem 815)
• Pampulha – 6014 (linha de origem 614) e 6018 (linha de origem 618)
• Venda Nova – 6032 (linha de origem 627) e 6034 (linha de origem 634)
O valor da tarifa das novas linhas é R$4,50, com integração com metrô e outras linhas.
As linhas alimentadoras de origem (que fazem o trajeto Bairro/Estação de Integração) e as linhas troncais (que saem das estações para o Centro) continuam a operar normalmente.
A partir de quinta-feira, dia 22, as linhas do transporte coletivo terão reforço nas viagens. Agentes da BHTrans irão monitorar e fiscalizar a operação das linhas e realizar os ajustes necessários.
Fonte: BHTrans.