Desde quinta-feira (04), usuários do transporte público passam a contar com um novo Terminal de Ônibus em Pirajá, totalmente reformado, ampliado e adaptado às normas e critérios de acessibilidade, além de integrado ao sistema metroviário. São mais de 16 mil m² de área construída, com 32 baias ampliadas de ônibus e três plataformas de embarque. O Terminal é ligado à Estação de metrô por duas passarelas, duas escadas rolantes e elevador, com monitoramento 24 horas, através de 37 câmaras de vigilância.
Com a entrega do novo e requalificado Terminal, 41 linhas que, atualmente, param na Plataforma C, serão realocadas para novos pontos (tabela completa abaixo). Como a Estação Pirajá ainda não entrou em operação comercial e, portanto, não está sendo cobrado o trecho até Bom Juá, os usuários que seguirem viagem de metrô, no sentido Lapa, precisam comprar o bilhete (R$ 3,30).
Localizado na Rua da Indonésia, o Terminal Pirajá funciona das 4h à meia-noite todos os dias da semana e recebe 1.458 ônibus diariamente. Durante a madrugada, alguns ônibus do sistema Corujão Salvador também passam pelo local. Para acessar o terminal, os usuários pagam a tarifa de ônibus (R$3,30) cobrada pelo Integra (Setps).
A estação de metrô entrou em funcionamento no último mês de dezembro, marcando a conclusão das obras da Linha 1 pelo Governo da Estado. Com isso, o projeto original dessa linha passou a ter 12 quilômetros de extensão e oito estações: Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá e Pirajá.