Chegou a vez de trocar o antigo cartão do tipo Vale-Transporte (VT) pelo novo Riocard Mais. Após realizar a substituição gratuita de mais de 3 milhões de cartões do modelo Expresso, entre maio e outubro de 2019, a Riocard Mais iniciou, no dia 6 de janeiro, a troca de aproximadamente 1,7 milhão de cartões Vale-Transporte que estão em utilização por passageiros de 43 municípios atendidos pelo sistema de bilhetagem eletrônica no estado do Rio de Janeiro.
Assim como aconteceu com sucesso na primeira fase com o cartão Expresso, as trocas serão gratuitas e realizadas em pontos estratégicos, nos meios de transporte e em locais de grande movimentação, para oferecer maior conforto e comodidade aos clientes. A substituição dos cartões é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica da Riocard Mais, a maior rede de pagamento eletrônico do país no transporte público, com mais de 150 milhões de transações registradas por mês.
Onde trocar
A troca do cartão Vale-Transporte é simples e rápida, podendo ser realizada nos pontos exclusivos de atendimento montados pela Riocard Mais. Nesta primeira semana, serão 90 equipes de troca, que estarão distribuídas em 7 estações do BRT e 4 no sistema de trens da SuperVia. O atendimento será feito de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Veja os locais:
BRT
– Alvorada (terminal)
– Jardim Oceânico (terminal)
– Madureira (terminal)
– Mato Alto
– Salvador Allende
– Santa Cruz
– Taquara
SuperVia
– Campo Grande
– Central do Brasil
– Madureira
– São Cristóvão
Novos pontos de troca serão adicionados gradativamente à rede de atendimento e poderão ser conferidos no site mapa.riocardmais.com.br.
Como trocar
Para realizar a troca, o cliente precisa apresentar o cartão antigo do tipo Vale-Transporte em um dos postos de troca exclusivos. Ao migrar para o Riocard Mais, todas as informações serão transferidas integralmente para o novo cartão, como saldo, recargas e benefícios tarifários – Bilhete Único Carioca (BUC), o Bilhete Único de Niterói e o Bilhete Único Intermunicipal (BUI). Não é necessário apresentar documentação, mas a troca deve ser feita pelo titular do cartão, já que o benefício é pessoal e intransferível.
Vale lembrar que os cartões VT antigos deixarão de ser aceitos gradativamente nos meios de transporte durante o processo de troca, como aconteceu com o cartão Expresso. No processo de substituição do Vale-Transporte, a Riocard Mais contará com o apoio das empresas, que vão ajudar na divulgação a seus funcionários sobre o período, os pontos e os horários para a substituição do cartão antigo.
Todos os novos cartões (Expresso, Vale-Transporte e Empresarial) estão disponíveis para aquisição por novos clientes ou por aqueles que solicitaram a segunda via em caso de perda ou roubo. Os cartões do tipo Expresso poderão ser adquiridos nos pontos de venda (máquinas de recarga, bilheterias do BRT e lojas físicas da Riocard Mais). Já o Vale-Transporte pode ser adquirido apenas na seção “Para Empresas” do site www.cartaoriocardmais.com.br e o Empresarial somente na loja online. Todas as informações sobre o Riocard Mais estão no site www.riocardmais.com.br.
Valida Mais: clientes do Riocard Mais já podem usar o celular para recarregar créditos
A Riocard Mais está oferecendo aos seus clientes a possibilidade de recarregar pelo celular os créditos de transporte comprados por meio dos canais digitais que já estão disponíveis ao público – o site Recarga Fácil ou o aplicativo Riocard Mais. O processo é simples, e a carga adquirida é imediatamente adicionada ao saldo do cartão. Com a compra finalizada, basta encostar o telefone no cartão, seja do tipo Expresso ou Vale-Transporte. Para ter acesso à novidade, é preciso baixar, gratuitamente, o aplicativo Valida Mais.
Neste primeiro momento, a validação da carga adquirida pode ser feita por clientes que utilizam celulares com o sistema operacional Android, que tem instalada em seus aparelhos a tecnologia NFC (Near Field Communication) – permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios, precisando apenas da aproximação física entre o aparelho e o cartão Riocard Mais. O serviço também estará disponível, em breve, para quem tem aparelhos iPhone com a mesma tecnologia e cujo sistema operacional é o iOS.
Até agora, o aplicativo Valida Mais já foi baixado por 50 mil clientes. Na prática, o app funciona como um dos terminais de consulta do sistema de bilhetagem eletrônica da Riocard Mais. É fácil acessar os serviços disponíveis: a validação da recarga de créditos comprados por pagamento digital ou a consulta de saldo do cartão de transporte. Nos dois casos, só é necessário aproximar o cartão do aparelho celular. Para os créditos comprados, a transferência é na hora, validada em poucos segundos. Se a função NFC não estiver ativada, o cliente é avisado pelo aplicativo.
Os créditos de transporte podem ser adquiridos pelo aplicativo Riocard Mais, com opções de compra para cartões de débito e crédito, ou boleto bancário. Para realizar a recarga do cartão usando o cartão de crédito, basta fazer o login no app, seguir as instruções indicadas e inserir os dados do cartão de crédito no aplicativo, que já ficam gravados para novo uso. O cliente pode cadastrar no aplicativo até dois cartões de crédito, das bandeiras Visa, Mastercard ou Elo.
Fonte: Fetranspor
Compartilhe agora com seus amigos! 😉