Saiba quais são as opções de mobilidade para chegar ao Réveillon

December 30, 2016

    Todos os caminhos levam à Praça Cairu, nesta quarta-feira (28). A expressão, que na antiguidade dimensionava a importância de Roma como centro do mundo, hoje é a mais adequada para direcionar o cidadão que vai curtir os festejos que antecipam a chegada de 2017 na capital baiana. Pensando nisso, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Secretaria de Mobilidade (Semob), preparou um esquema especial de trânsito e transporte, adequando linhas de ônibus e facilitando o acesso para automóveis, táxis e aos ascensores da cidade. Dessa forma, baianos e turistas podem aproveitar o melhor dos festejos com conforto e segurança.

    A Transalvador abriu 1.692 vagas de estacionamentos em dez pontos da cidade por conta do Réveillon. Dessas, 1.262 são em Zona Azul, custando R$ 20, e estão localizadas no entorno da festa, na região do Terminal da França, local ideal para quem quer acessar a praça vindo de outros locais da Cidade Baixa. A Avenida Contorno, nas proximidades do Museu de Arte Moderna (MAM), é uma boa opção de estacionamento para quem vai ao Comércio através da parte alta da cidade. Neste último caso, os condutores terão permissão de estacionar nos dois lados da rua.

    Outras 430 vagas foram disponibilizadas na Barra. Destas,190 são em Zona Azul e estão distribuídas entre a Avenida Almirante Marques de Leão, suas transversais e a Rua Sabino Silva, em ambos os sentidos. Além disso, nos dois lados da Rua Marquês de Caravelas foram reservadas 240 vagas de uso gratuito.

    As demais áreas destinadas para carros particulares estão localizadas nos seguintes pontos: estacionamento fechado da Praça Castro Alves; Avenida Sete de Setembro até a Praça Castro Alves, em ambos os lados; Rua Carlos Gomes, em ambos os lados; o lado direito da Rua Chile até a Rua do Tira Chapéu; Ladeira da Praça; e Ladeira do Gabriel, no Largo Dois de Julho.

    Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller, ao contrário do que ocorre no Carnaval, o Réveillon no Comércio não contará com credenciais de acesso feitas pela Transalvador. Além disso, o gestor reitera que as barreiras de fiscalização serão posicionadas em locais onde já não é permitido o acesso de nenhum veículo, exceto aqueles a serviço da Prefeitura, devidamente plotados.

    Ônibus – Para quem vai à festa utilizando o transporte público a melhor opção é utilizar as 208 linhas de ônibus que compõem uma frota de 1.200 veículos e abrangem os principais pontos da cidade. Para melhor servir à população, a Semob vai prolongar o horário de atendimento dessas linhas, além de disponibilizar 90 veículos extras da frota reguladora, com itinerários distribuídos pelas três áreas da cidade – Orla, Centro e Subúrbio -, de acordo com a demanda.

    Segundo a Semob, nos dias 28, 29 e 30 haverá 56 linhas rodando com horário prolongado até 4h30 da manhã do dia seguinte. Neste mesmo período, 18 veículos extras serão disponibilizados diariamente, entre 0h e 6h. Já no dia 31, mais 52 linhas terão atendimento prolongado até às 5h. Haverá ainda 36 veículos extras à disposição da população, das 0h às 7h.

    Durante os dias de celebração, o Elevador Lacerda vai funcionar de forma ininterrupta do dia 28 até às 23h30 do dia 31, voltando a operar à 0h30 do dia 1° de janeiro. Nesse período, a tarifa será gratuita, com funcionamento das 18h às 6h do dia seguinte. Já os planos inclinados Pilar e Gonçalves – ambos de acesso gratuito -, funcionam até sexta-feira das 7h às 19h, e no sábado das 7h às 13h. No domingo não haverá operação.

    Transporte complementar – Ainda de acordo com a Semob, três pontos de táxis serão instalados no entorno da festa: na Praça Municipal, ao lado do Elevador Lacerda; na Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), próximo ao posto de gasolina; e na Avenida Estados Unidos (Comércio), próximo à agência dos Correios. O funcionamento desses postos será das 18h às 4h.

    Outra opção para não perder a folia, é optar pelos micro-ônibus do Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec). O serviço vai contar com frota extra de 60 veículos em direção ao Comércio, com funcionamento das 18h às 5h, exceto no dia 31, quando funciona das 18h às 7h. No dia 31 também haverá frota de 40 veículos do Stec para a Base Naval, das 18h às 7h.

    Durante todo o período da festa, 140 agentes da fiscalização de transporte estarão nas ruas. Além disso, a Semob vai realizar o monitoramento em tempo real de todas as linhas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO).

    Compartilhe agora com seus amigos

    Previous