O começo de tudo

December 20, 2016

    A cidade – João Pessoa
    Este mês, revisitamos a primeira cidade mapeada pela Comunidade do Moovit: João Pessoa, no Brasil. A cidade é a capital do estado da Paraíba e é lar de aproximadamente 770.000 pessoas, cerca de ⅙ da população total do estado. Ao todo, a sua região metropolitana possui cerca de 1,2 milhão de habitantes. João Pessoa é considerada uma das cidades mais verdes do mundo, com base na extensão de árvores e folhagens que cobrem avenidas, parques e áreas residenciais, chegando a mais de 7m² de floresta por habitante. Todo este verde ainda é complementado por um trecho de 20km de praias douradas. João Pessoa é uma das cidades mais antigas do Brasil e isso se reflete na arquitetura do centro histórico da cidade. Localizada no ponto mais oriental do Atlântico Sul, a cidade ganhou a fama de “cidade onde o sol nasce primeiro nas Américas”. Os residentes de João Pessoa podem se deslocar com uma rede pública de transporte composta por ônibus, trens e balsas.

    joao_pessoa_-_cropped

    O Embaixador – Vítor
    Aficionado por futebol, com especial interesse nos campeonatos de Minas Gerais, Vítor também é um dos pioneiros da primeira cidade mapeada pela Comunidade. Vítor, que morava em João Pessoa em 2014, já estava coletando informações sobre as linhas da cidade para inclusão em uma plataforma de dados abertos, mas não sabia como disponibilizá-las ao público. Vítor nos conta: “Com o Moovit, a possibilidade de disponibilizar estas informações para a população de João Pessoa foi um atrativo imediato!”. Em 2014, Vítor se mudou para a cidade de Belo Horizonte, no sudeste do país, e quis realizar o mesmo grande feito que havia realizado em João Pessoa mas, desta vez, sua abordagem teve que ser diferente pois a cidade faz parte de uma das maiores regiões metropolitanas do Brasil. Com o entusiasmo do Vítor, o Gerente Nacional do Moovit no Brasil conseguiu abordar a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano, BHTrans e SINTRAM respectivamente, e eles cederam os dados de suas linhas. Com essa enorme massa de dados de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte em mãos, a Comunidade foi capaz de criar uma imagem completa do sistema de transporte e compartilhá-la com o público geral.

    João Pessoa e Belo Horizonte foram apenas o começo dos dias de glória do Vítor, que desde então vem mapeando de vento em popa, envolvido em 6 projetos que abrangem algo em torno de 50 cidades e municípios. Vítor explica: “Me inspira a possibilidade de levar informações tratadas e mais precisas à população de cada cidade. Em duas das cidades, por exemplo, haviam os dados até dos pontos de ônibus onde as linhas passam, mas às vezes as pessoas não conseguem visualizar na mente o traçado da linha e quais os lugares pelos quais o ônibus vai passar, e isso passa a ser possível com as linhas no Moovit”. Ao longo dos últimos três anos, Vítor enfrentou alguns desafios ao mapear, como por exemplo, não conseguir obter informações sobre determinadas linhas e ter de usar suas já treinadas habilidades de dedução. No entanto, quando isso não é suficiente, Vítor é tão dedicado que viaja para algumas das cidades que está mapeando para reunir fisicamente as informações sobre as linhas! Mesmo demandando tempo, Vítor afirma que “… tive a sorte de conseguir fazer isso duas vezes nos últimos meses”. Este notável Embaixador brasileiro não toma nem pausa para respirar, pois já tem em vista uma nova cidade do estado de Minas Gerais para mapear: Sete Lagoas. Um brinde a você, Vítor! Pela sua devoção em trazer informações de transporte para tantas cidades no Brasil e desejamos que em 2017 você realize o seu sonho de fazer um almanaque sobre o futebol mineiro!

    Toda a Equipe do Moovit lhe deseja um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

    Previous