O todo é maior que a soma das partes

February 26, 2017

    Malta.image

    Malta é um arquipélago localizado no Mar Mediterrâneo, entre a Tunísia e a Itália. A nação é composta por dezoito ilhas, mas apenas as três maiores, Gozo, Comino e Malta, são habitadas. A cultura rica e variada de Malta deriva da sua localização estratégica ao longo de várias rotas comerciais antigas e medievais. A diversidade cultural pode ser facilmente observada na capital, Valeta, onde entre outras coisas, 320 monumentos representam a história civil, religiosa, artística e militar do país. A rede de transportes é composta por ônibus e barcas que transportam passageiros entre as três ilhas habitadas.

    Os Mooviters
    image1 (4)
    Os amigos em uma noite fria em Milão

    Elena estuda Biotecnologia Médica em Milão, na Itália, e ela adora o campo de estudo que escolheu. Quando terminar os estudos, seu sonho é se tornar uma Pesquisadora Científica. Elena também ama viajar: “Gosto de descobrir a cultura dos lugares aonde vou e procurar por peças de arte escondidas”. Na verdade, foi em uma de suas viagens ao exterior que ela percebeu pela primeira vez o valor real de ter um serviço como o Moovit. Durante o verão de 2015, Elena viajou com alguns amigos pelas ilhas maltesas usando o transporte público local. No entanto, houve ocasiões em que o grupo enfrentou dificuldades pois, naquela época, os horários e as informações de itinerário não eram otimizadas para smartphone. Como a Elena tem amigos que são extremamente ativos na Comunidade Mooviter, ela já havia ouvido falar do Editor e do processo de mapeamento. Naquele instante, ela viu uma oportunidade de trazer mais conhecimento diretamente aos moradores das ilhas e a qualquer turista que como ela, se beneficiaria de estar melhor informado sobre o transporte público local. Provavelmente, se os turistas tivessem este conhecimento prontamente disponível, optariam por usar o transporte público em vez de alugar um carro.

    Elena, mesmo estando bem ocupada com os seus estudos, conseguiu encontrar tempo na sua agenda lotada com aulas e provas para mapear algumas rotas por semana. Ela contribuiu constantemente por quase um ano, demonstrando que qualquer pessoa pode encontrar tempo para contribuir em um projeto cívico ou voluntário da sua escolha, se assim desejar. “O maior desafio foi encontrar a localização exata das paradas”, Elena nos informou. A rede de ônibus de Malta, por si só, inclui mais de 2.000 paradas de ônibus espalhadas pelas ilhas, por isso não é de se admirar que Elena tenha tido que dedicar tanto tempo verificando a localização exata desses pontos. Apesar deste desafio, Elena eventualmente dominou a tarefa e encontrou uma variedade de métodos complementares para confirmar a localização dos pontos.

    Como manda o destino, no início deste ano, Elena saiu para tomar cerveja com amigos e o seu projeto de mapeamento acabou surgindo na conversa. Um dos amigos, o Islam, ficou particularmente interessado. Os dois amigos juntaram então forças e se tornaram imbatíveis ao mapear as últimas rotas de Malta em apenas uma semana! Islam, Elena e alguns outros amigos planejam visitar Malta novamente ainda este ano, mas desta vez poderão visitar as ilhas com total tranquilidade. O par também se motivou para mapear outras cidades. Islam, que passa um tempo considerável no Egito todos os anos, já começou a mapear rotas no Cairo e arredores, e Elena nos disse que vai contribuir em Milão: “Gosto deste projeto global. Eu moro em uma cidade onde o tráfego é intenso e o Moovit pode ajudar a otimizar as viagens de todos”.

     

    Aos defensores da transparência nas viagens de Malta, Elena e Islam, o nosso grande agradecimento!

    Previous