Centenas de policiais militares e 150 guardas municipais, além de rota especial de trânsito e mudança no itinerário de 25 linhas de ônibus. A Prefeitura já tem organizada a recepção aos santistas e turistas que irão à praia festejar o Ano-Novo.
A queima de fogos começa à meia-noite, com previsão de durar 16 minutos, em disparos de dez embarcações distribuídas da Ponta da Praia ao José Menino. A festa tem patrocínio da empresa VLI Multimodal S.A., que atendeu ao chamamento público realizado pela Secretaria de Turismo.
Trânsito
A partir de zero hora de sábado (31) é proibido estacionar veículos na orla, nos dois sentidos. Entre o canal 3 e a Avenida Conselheiro Nébias, a medida vigora até às 6h de domingo, 1º de janeiro.
A partir das 21h, será interditada a pista sentido José Menino/Ponta da Praia, entre a Avenida Pinheiro Machado (Canal 1) e a Rua Carlos de Campos. Às 23 horas, começa na pista oposta, Ponta da Praia/José Menino.
Transporte coletivo
Haverá mudança nos itinerários dos ônibus que trafegam pela orla. A partir das 21h, serão desviados para as vias do sistema binário carros particulares e os coletivos das linhas 04, 05, 07, 10, 13, 17, 19, 23, 25, 29, 37, 42, 52, 54, 73, 77, 139, 153, 154, 155, 156, 184, 191, 193 e 194.
As alterações você poderá conferir no Moovit!
A CET vai distribuir pela orla e adjacências, 60 operadores de trânsito e 20 viaturas. Eles farão o monitoramento, orientação sobre os desvios e fiscalização. Como material de apoio, serão utilizados 250 cavaletes, além da afixação de 25 faixas informativas sobre desvios e rotas alternativas.
Rotas alternativas (binários)
Sentido José Menino/Ponta da Praia: Avenida Pinheiro Machado (sentido praia/Centro), Avenida Marechal Floriano Peixoto, Praça da Independência, ruas Galeão Carvalhal e Governador Pedro de Toledo, avenidas Epitácio Pessoa e Rei Alberto I, e Praça Gago Coutinho.
Sentido Ponta da Praia/José Menino: Avenidas Saldanha da Gama, Bartolomeu de Gusmão, Rua Carlos de Campos, avenidas Epitácio Pessoa, Joaquim Montenegro (Canal 6 – sentido Praia-Cais), Siqueira Campos (Canal 4), ruas Bento de Abreu, Azevedo Sodré, Cláudio Doneaux, Bahia e Euclides da Cunha.
Segurança
A Guarda Municipal terá, somente na orla, 150 membros atuando das 20h de sábado às 8h de domingo, desde a Ponta da Praia até o José Menino. Um ônibus, estacionado próximo ao canal 3, funcionará como ponto de apoio. A equipe é completada com guardas em 10 viaturas e 6 motos.
Ao todo, 323 policiais militares foram deslocados do interior para Santos, como parte da Operação Verão, que vai até 5 de fevereiro de 2017.
Drones
A segurança será reforçada com o uso de três drones que sobrevoarão toda extensão da orla, das 21h de sábado até o término da queima de fogos. Os veículos não tripulados podem voar até 120 metros de altitude e auxiliarão no monitoramento, gerenciados por guardas municipais e policiais militares. A qualquer ação suspeita, equipes de patrulhamento serão acionadas.
Além disso, 150 guardas municipais atuarão das 20h de sábado às 8h de domingo (1º), da Ponta da Praia ao José Menino. Um ônibus dotado de câmeras de monitoramento, estacionado próximo ao canal 3, funcionará como apoio. A equipe trabalhará com o suporte de dez viaturas, seis motos e quatro quadriciclos.
A segurança conta ainda com a Operação Verão, que deslocou 323 policiais militares do interior do Estado para Santos.
Compartilhe agora com seus amigos