Período em que é permitido o embarque de bicicletas nos trens terá uma hora a mais nos dias úteis e durará das 9h30 até o fim da operação nos sábados.
A partir da próxima segunda-feira (10), a Trensurb adota, de forma experimental, horários ampliados para transporte de bicicletas dentro dos trens nos dias úteis e sábados. Atualmente, tanto nos dias úteis como nos sábados, é permitido transportar bicicletas nos trens das 9h30 às 11h, das 14h às 16h e das 21h às 23h20. Os novos horários a serem testados são os seguintes: nos dias úteis, a permissão de transporte de bicicletas será das 9h30 às 11h, das 14h às 16h e das 20h às 23h20 (com acréscimo de uma hora no período noturno); aos sábados, bicicletas poderão ser embarcadas nos trens em todo o período das 9h30 às 23h20.
Nos domingos e feriados, o transporte de bicicletas nos trens já é permitido durante todo o horário de funcionamento do metrô, das 5h às 23h20. Bicicletas dobráveis, por sua vez, podem ser transportadas em qualquer dia e horário, desde que embaladas em capa/bolsa protetora.
Conheça as orientações e procedimentos necessários para o transporte de bicicletas no metrô clicando aqui.
BikePOA registra mais de 60 mil viagens em agosto
O BikePOA atingiu 342.184 mil viagens realizadas de fevereiro deste ano, quando o novo sistema de bicicletas de aluguel da Capital começou a funcionar, até esse domingo, 9. Em agosto, foram 61.003 mil utilizações, mesmo com muitos dias úmidos, cerração ou tempo fechado, típicos de inverno, o que pode afastar os usuários do serviço. Os números se aproximam dos registrados em maio deste ano, quando as laranjinhas foram usadas 62.165 vezes – o recorde de uso em um mês desde 2012. Em agosto, cada bicicleta fez uma média de 4,7 viagens por dia. Os dados são da Tembici, operadora do sistema, que conta com o apoio do Itaú Unibanco.
Porto Alegre conta com 41 estações, localizadas em pontos diversos da cidade, com 410 bikes disponibilizadas para a população. Confira o ranking das estações mais utilizadas:
Agosto
Estação – entradas e saídas
Iberê Camargo – 8.281
Usina do Gasômetro – 8.208
Arquitetura Ufrgs – 7.335
Mercado Público – 6.033
Praça Itália – 5.832
Os números não só demonstram a aceitação e o aumento de uso do novo sistema, mas também a mudança de comportamento das pessoas. “A estação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul mostra, pela média de tempo de uso – 20 minutos – e os dias com mais utilização – durante a semana – que as bicicletas são utilizadas para o deslocamento até o trabalho ou aulas. Já as estações do Iberê e Gasômetro, que têm seus picos no fim de semana, com a média do aluguel em 50 minutos, são utilizadas para o lazer”, complementa o coordenador de Projetos Cicloviários da EPTC, o arquiteto Antônio Carlos Selbach Vigna. A expectativa é, em setembro, bater um novo recorde de viagens, mesmo com previsão, segundo o Metroclima, de retornar a umidade e chuva nos últimos dez dias do mês. “A população abraçou o BikePOA. Com a troca da tecnologia por um sistema mais robusto e moderno, os números de viagens vêm crescendo a cada mês. Só no mês de agosto, foram 20% a mais em relação à julho”, comemora Tomas Martins, CEO da Tembici. “Esse momento é mais uma demonstração do quanto nós acreditamos cada vez mais na causa da mobilidade urbana e na relevância que as bicicletas podem ter como meio de transporte nas cidades. Estamos muito orgulhosos com os resultados do BikePOA”, destaca Luciana Nicola, superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco.
Para mais informações e cadastro no BikePOA, basta acessar o site (https://bikeitau.com.br) do projeto, ou fazer o download do app Bike Itaú na Apple Store ou Google Play.
Histórico – O mês de maio encerrou com a marca histórica de mais de 62 mil viagens. No período, o desabastecimento de combustível, em razão da greve dos caminhoneiros, destacou as bikes como alternativa para deslocamento na cidade. O aumento em maio foi de 55% (totalizando 62.165 viagens) com relação ao mês anterior, que já havia batido recorde de uso desde o início dos alugueis de bicicletas em 2013. Em média, cada bicicleta fez 4,8 viagens por dia.
Fonte: Trensurb e EPTC
Compartilhe agora com seus amigos! 😉