Back

Final da Libertadores, Red Hot e Enem: saiba tudo!

November 1, 2023

    O Rio de Janeiro terá um fim de semana com eventos para todos os gostos. Um dos destaques é a final da Copa Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors. E tem muito mais. Confira um resumo de como o transporte público será afetado em cada um deles. Fique de olho no Moovit para chegar aonde você quiser.

     

    Final da Libertadores

     

    Boca e Flu decidem quem será o campeão da Libertadores no sábado, 4 de novembro, a partir das 17h no Maracanã. A prefeitura adotará modelo semelhante ao da final da Copa do Mundo, com interdições no entorno do estádio a partir das 6h. A principal recomendação é utilizar transporte público.

     

    • MetrôRio vai operar de 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
    • A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.
    • Torcedores do Fluminense com ingressos para acesso nos portões C (Sul) e aqueles torcedores que vão para o setor misto D (Leste) devem desembarcar na estação São Francisco Xavier/Tijuca (Linha 1). Já na volta do jogo, os clientes devem dar preferência às estações São Francisco Xavier/Tijuca (Linha 1) e Maracanã (Linha 2).
    • Já torcedores do Boca Juniors que têm bilhetes para os portões E e F (Norte), devem embarcar e desembarcar na estação São Cristóvão (Linha 2).
    • A estação de metrô do Maracanã deve ser usada para o público que vai acessar o estádio pelo portão A (Oeste), e os torcedores do Fluminense que vão para o setor B (Sul).
    • A estação Maracanã funcionará somente para desembarque entre 9h e 18h. Torcedores devem apresentar ingresso para a partida, como definido no esquema de segurança e operacional dos órgãos públicos para o evento. Após as 18h, a estação volta ao seu funcionamento normal.
    • Por causa do fechamento de ruas ao redor do Maracanã, 33 linhas vão sofrer alterações em suas rotas a partir das 6h de sábado: 239, 455, 622, 638, 665, 665 SVA, 665 SVB, 711, 627, 629, 630, 232, 247, 249, 254, 306, 341, 353, 363, 363V, 368, 383, 390, 435, 457, 2110, 2111, 2114, 606, 238, 432, 433 e 439.

     

    Red Hot Chili Peppers

    A banda californiana se apresenta no mesmo sábado, 4 de novembro, às 20h30, no estádio Nilton Santos. O esquema será semelhante ao do show do Roger Waters, no fim de semana passado, e que tem funcionado sem sobressaltos. A recomendação da prefeitura é ir de trem, já que a estação Olímpica Engenho de Dentro fica em frente ao estádio.

    • A Supervia vai operar com a grade horária normal de sábados, com viagens diretas da estação Central do Brasil para o Engenho de Dentro
    • Os trens darão partida da plataforma 6, com intervalos de 30 minutos entre 17h e 20h
    • Após o show, a estação Olímpica de Engenho de Dentro funcionará até às 00h30 para embarque
    • Todas as estações estarão abertas apenas para desembarque
    • A integração com o MetrôRio só poderá ser realizada na estação Central do Brasil e funcionará até 1h30
    • Depois que o show terminar, a estação Olímpica Engenho de Dentro terá trens diretos para Central do Brasil e viagens com serviço de trens paradores , com intervalo médio de 15 minutos. Atente-se a sinalização e avisos sonoros informando sobre o serviço que será realizado na viagem
    • Para Santa Cruz as viagens serão paradoras atendendo as estações do ramal Deodoro, com intervalo médio de 30 minutos
    • As viagens sentido Japeri serão expressas, realizando parada em Deodoro e demais estações do ramal. O intervalo médio será de 30 minutos.
    • Confira abaixo a plataforma de embarque para cada serviço/ramal:

    Trens diretos para Central do Brasil – Plataforma 4, linhas D e E;

    Trens paradores para Central do Brasil – Plataforma 2, linha B;

    Trens expressos para Japeri – Plataforma 3, linha C;

    Trens paradores para Santa Cruz, atendendo o ramal Deodoro – Plataforma 1, linha A.

     

    Para quem sai da Zona Sul, Barra, Tijuca e regiões próximas, o MetrôRio é uma excelente opção para chegar aos trens da Supervia e fazer a integração até o Nilton Santos.

     

    • No dia do show, a estação Central do Brasil/Centro, que faz integração com a Supervia, funcionará até 1h30
    • Demais estações funcionarão até meia-noite, e depois ficam abertas apenas para desembarque
    • No sábado, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Estácio, inclusive durante a extensão de horário na estação Centraldo Brasil/Centro.
    • Após o show do Roger Waters, haverá partidas da estação Central do Brasil/Centro para todas as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca e no sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.
    • Já para a linha 2, os clientes deverão seguir diretamente da Central para a Pavuna. Não haverá integração nas estações Maracanã e São Cristóvão.
    • Metrô na Superfície vai operar até às 23h30 no sábado.

     

    Implosão dos prédios da Gama Filho

    No domingo, 5 de novembro, às 7h, serão implodidos os prédios da antiga Universidade Gama Filho, na Piedade. No local será construído o Parque Piedade. Diversas ruas no entorno serão bloqueadas como medida de segurança. O esquema completo está disponível na página do Centro de Operações Rio.

    Por causa da implosão, três linhas que passam pela região terão seu trajeto alterado:

    277 (Rocha Miranda – Candelária)

    – Rua Goiás, Rua Bernardino de Campos, Rua Leopoldina, Rua Mário Carpenter, Rua Angelina, Rua Goiás (Sentido Méier);

    – Rua Bento Gonçalves, Rua Guilhermina, Rua Mário Carpenter, Rua Leopoldina, Rua Bernardino de Campos, Rua José Mariano, Rua Goiás (Sentido Quintino).

    692 (Méier – Alvorada)

    – Av. Dom Hélder Câmara, Rua João Pinheiro, Rua Leopoldina, Rua Mário Carpenter, Rua Angelina, Rua Goiás (Sentido Méier).

    636 (Merck – Saens Peña)

    – Av. Amaro Cavalcanti, Rua Clarimundo de Melo, Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva (Sentido Madureira).

     

    Provas do Enem

    Também no domingo, 5 de outubro, às 13h, milhares de estudantes farão o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Foi determinada uma presença maior de ônibus em relação a um domingo normal. A prefeitura pediu atenção especial para os estudantes que passarão pela região da Piedade, e que cheguem cedo aos seus locais de prova.

     

    Fonte: Centro de Operações Rio

    Previous