Informações sobre o trânsito e transporte no Carnaval

February 27, 2019

BHTrans

A BHTrans informa que a partir de sábado, 2/3, o transporte coletivo municipal terá um planejamento especial com a ampliação no quadro de horários, acréscimo de viagens e rotas especiais com alterações no itinerário e pontos.

Essas medidas acompanham a previsão e a realização dos eventos. Linhas alimentadoras das estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro estarão preparadas para atender a demanda, sobretudo, em virtude do horário estendido no atendimento do Metrô.

 

✔️ GUIA DE BOLSO

Com o “Guia de Bolso” você pode consultar um mapa com os desvios e alterações nos pontos da linha que utiliza, na ÁREA CENTRAL.

Se sua linha não está no guia, ela não terá alterações no itinerário na Área Central.

Você pode acessar o Guia de Bolso pelo portal da PBH.

As alterações das linhas do transporte coletivo que acontecerão nos bairros podem ser conferidas em nossa página no portal da PBH. Nela você consulta os blocos por regional com as interdições e desvios do trânsito e transporte coletivo.

 

✔️ MOVE

– As estações de transferência das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho estarão abertas 24 horas, das 4h de sábado, 2/3, até 1h de quinta-feira, 7/3.

– As estações Rio de Janeiro e São Paulo estarão fechadas no dia 2/3 (sábado), das 4h às 13h59. Funcionamento normal a partir das 14h de sábado.

– As estações Tamoios e São Paulo estarão fechadas nos dias 3/3 (domingo) e 5/3 (terça-feira). O atendimento será realizado nas estações Carijós e Rio de Janeiro.

– A estação MOVE Carijós irá operar 24 horas durante o carnaval.

 

✔️ POSSO AJUDAR?

Funcionários da BHTRANS e da BELOTUR prestarão informações sobre a cidade (trajetos, hotéis, transporte municipal e intermunicipal, entre outras) em 7 pontos da capital e nas estações de Integração. Saiba mais!

 

✔️ TWITTER

Durante os dias de folia o perfil no twitter da BHTrans irá trazer todas as informações sobre trânsito e transporte dos eventos e blocos.

 

Para mais informações, acesse: https://prefeitura.pbh.gov.br/bhtrans/carnaval/transitoetransporte

 

Fonte: BHTrans

 


 

Setop

Setop faz trabalho pioneiro de logística para funcionamento das linhas metropolitanas durante o Carnaval

Em virtude do Carnaval 2019 e da consolidação da festa belo-horizontina, que está cada vez mais movimentada, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) fez um trabalho pioneiro com as linhas do Sistema de Transporte Metropolitano, que tiveram seus itinerários alterados e pensados exclusivamente com foco no conforto e na segurança do usuário. Agora, o cidadão poderá consultar todas as mudanças com antecedência e se programar para curtir a folia.

“Fizemos um extenso levantamento, em conjunto com as equipes que acompanharam a operação Carnaval no ano passado e também com a BHTrans, que resultou em um trabalho minucioso de logística das linhas metropolitanas. Queremos atender o usuário da melhor maneira possível”, explica a superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Setop, Maria Luiza Machado Monteiro.

No sábado (2/3), por exemplo, em razão do desfile do Bloco Então Brilha, que começa sua concentração ainda na madrugada, ocorrerão desvios específicos na região das 23h59 da sexta-feira (1/3) até as 23h59 de sábado. Vale destacar que, em função do grande fluxo em toda a região durante o bloco, haverá o fechamento de todas as estações no local (Oiapoque; Espírito Santo; Tupinambás; Bernardo Monteiro e Aarão Reis) também até as 23h59.

Nos demais dias de Carnaval, as rotas serão as definidas para todo o período e as estações Oiapoque, Espirito Santo, Tupinambás e Bernardo Monteiro operarão. A estação Aarão Reis ficará fechada durante todo o período, voltando a operar às 4h da quarta-feira de Cinzas (6/3). (Confira todas as alterações e desvios ao final da matéria)

Durante todos os dias, a turma do “Posso ajudar?” estará em locais específicos e de grande circulação para oferecer informação aos usuários. Além disso, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram) vai espalhar cartazes informativos pelas estações e fará atendimento ao usuário pelo telefone (31) 3516-6000 durante o feriado.

 

Quarta-feira de Cinzas

Uma importante novidade pensada para o usuário do Sistema de Transporte Metropolitano é a elaboração de um quadro de horários específico para a quarta-feira de Cinzas. “É um dia atípico só até as 12h, mas o que se usava antes era um quadro de dia atípico durante toda a quarta-feira. Este ano, aumentaremos a circulação das linhas após 12h, quando muitas pessoas já estão retornando aos seus trabalhos”, reforça Maria Luiza.

 

Estações fechadas

Linhas que acessam BH via Av. Cristiano Machado – A estação Silviano Brandão estará fechada durante o sábado de Carnaval.

Linhas que acessam BH via Av. Antônio Carlos – As estações Hospital Belo Horizonte, IAPI, Hospital Odilon Behrens e SENAI estarão fechadas durante o sábado de Carnaval.

Confira todos desvios e alterações de itinerário do Sistema de Transporte Metropolitano neste link.

 

Fonte: Setop

 


 

CBTU-BH

Com o objetivo de fortalecer a parceria da CBTU com a PBH e atender a cidade durante sua maior festa, o Metrô de BH vai operar com esquema especial de funcionamento no Carnaval. Para atender aos cerca de 4,6 milhões de foliões que devem marcar presença nos desfiles dos blocos de rua da capital, na sexta (1/3), as estações Central e Primeiro de Maio seguirão abertas até as 2h da madrugada.

De sábado a terça-feira (2 a 5/3), o horário ampliado seguirá em curso apenas para a Estação Central, aberta até as 2h. As demais estações operarão somente para desembarque, após as 23h. Vale destacar que no dia 2 as Estações Vilarinho, São Gabriel e Eldorado também abrirão mais cedo, às 5h da manhã.

A CBTU solicita aos passageiros a realizarem a compra antecipada de bilhetes, evitando filas e tumultos. Para garantir mais comodidade aos usuários, não haverá recarga de cartões eletrônicos na Estação Central no decorrer dos dias de folia, ficando esta operação disponível nas demais estações.

Em razão dos eventos que ocorrerão na Praça da Estação, o acesso à estação Central será feito apenas pela rua Aarão Reis. A CBTU-BH orienta os usuários a permanecerem atentos à sinalização indicativa de embarque.

Fique atento às regras para o transporte de volumes: Não será permitido o embarque de grandes volumes, incluindo coolers, caixas de isopor e pacotes de gelo. A dimensão máxima permitida para o transporte de volumes não pode ultrapassar dois metros e nenhum dos lados do objeto poderá ter mais que cinquenta centímetros (2m x 0,50cm). Os objetos devem ser embarcados pelo próprio usuário e de uma única vez.

Entre outras restrições, está proibida a entrada de garrafas de vidro e a comercialização de produtos por ambulantes, incluindo bebidas e alimentos, bem como o transporte de materiais inflamáveis/explosivos e pirotécnicos. Também não será permitida a entrada de carrinhos de gelados, de supermercado ou de carga

Para conhecer a operação do metrô durante o Carnaval visite www.cbtu.gov.br. Para as demais atrações espalhadas pela cidade, confira: www.carnavaldebelohorizonte.com.br.

 

Confira a programação especial do Metrô no Carnaval

Moovit - Belo Horizonte - CBTU

Clique aqui para ampliar

 

Fonte: CBTU

 


 

📢 As alterações das linhas do transporte coletivo já foram atualizadas no aplicativo! 🎉
🎭 Então, aproveite a folia e vá de Moovit! 🚌💨

 

Compartilhe agora com seus amigos! 😉